CidadeGovernoSaúdeUTI

Secretaria de Saúde de Gravatá e OPAS/OMS realizaram visitas técnicas nesta sexta-feira (23)

24 de abril de 2021

As visitas tiveram o objetivo de fortalecer a atenção à saúde da mulher de Gravatá


Representantes da Secretaria de Saúde de Gravatá e integrantes da Organização Panamericana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) realizaram visitas técnicas nas instalações da futura Clínica da Mulher, na área central da cidade, na Unidade de Saúde da Família Nielson Lucivânio, no bairro Boa Vista, e no Hospital Municipal Doutor Paulo da Veiga Pessoa. 

As visitas foram realizadas nesta sexta-feira (23) e tiveram o foco na assistência obstétrica e neonatal precoce, além de outro eixo voltado para o atendimento à mulher com câncer no colo do útero. 

Adriano Tavares é médico ginecologista e obstetra. Ele realizou a visita junto com a médica Aline Carvalho, da Secretaria de Saúde de Pernambuco, que faz parte da equipe da OPAS/OMS, além de Cleonúsia Vasconcelos, gerente de Atenção à Saúde da Mulher de Pernambuco. 

Adriano explicou que “existe um termo de cooperação entre o Governo de Pernambuco e a OPAS/OMS e a gente veio avaliar uma solicitação do município em relação a esse processo de reestruturação da saúde da mulher, que a cidade já está realizando desde o início da nova gestão, e estamos vendo como a gente pode, junto com o governo e a OPAS, ofertar algum tipo de apoio técnico na área de saúde da mulher. A partir daí haverá um processo de discussão de como esse apoio técnico pode ser feito para o município de Gravatá”.   

Jairo Teixeira, coordenador de Atenção Primária em Saúde de Gravatá, ressaltou que “hoje é um momento muito importante do ponto de vista da gestão de saúde do município pela presença da OPAS, bem como da própria representante da Secretaria de Saúde do Estado e Pernambuco e a gente vem conversando sobre medidas de fortalecimento da rede de atenção à saúde da mulher em nosso município. Então, não só a readequação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), como a gente tem que acolher essa mulher, como também a criação da Clínica da Mulher, que será inaugurada em breve. Além disso, a nossa visita técnica contou com a discussão referente ao parto humanizado, no Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa, e a melhor forma de acolhimentos das gestantes”.  


Clínica da Mulher – A instituição terá atendimento completo no que diz respeito à saúde feminina, com recepção, sala de espera, consultórios, banheiros e copa. As especialidades encontradas serão: ginecologia, obstetrícia, colposcopista, mastologista, nutricionista, enfermeiro obstetra, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social e endocrinologista. A partir da inauguração da clínica, que está prevista para a próxima sexta-feira (30), a clínica irá funcionar de segunda a sexta (exceto feriados), das 7h às 16h. 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 

Last modified: 24 de abril de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content