Secretaria de Educação implementa o Núcleo de Apoio ao Servidor (NAS)

26 de fevereiro de 2021

O horário de funcionamento será de segunda a sexta pela manhã e tarde

Na sexta-feira (26) a Prefeitura de Gravatá por meio da Secretaria de Educação implantou no município o NAS que é um Núcleo de Apoio do Servidor criado em prol de todos os profissionais que atuam na rede municipal de ensino, visando o seu bem-estar social, emocional e profissional.

Quem esteve presente no lançamento foram os gestores e adjuntos das escolas da rede municipal, a psicóloga do NAS, Bárbara Silva, o assistente social do NAS, Cláudio Ribeiro e a secretária de Educação, Ninha Professora.

Este núcleo é uma novidade em Gravatá e tem como público-alvo os diretores e adjuntos, coordenadores e secretários, professores, funcionários das escolas.

O Núcleo de Apoio ao Servidor (NAS) pode ser solicitado de forma espontânea pelo servidor e também o mesmo pode ser encaminhado pelo gestor da Unidade Escolar.

Sua função é acolher o servidor realizando uma escuta qualificada com atuação interdisciplinar, realizar visitas domiciliares aos servidores e também a unidade de trabalho e as instituições, caso haja necessidade, e manter o diálogo para fornecer e receber informações estritamente necessárias sempre mantendo o código de ética profissional e sigilo de cada situação. Vale lembrar que o atendimento psicológico é individual.

Wiston Melo, gestor da escola Edgar Nunes Batista, falou o que achou da implantação do NAS. “Eu acredito que a criação desse núcleo é de grande importância principalmente no momento como este que estamos vivenciando que é a pandemia do COVID-19, onde profissionais, principalmente da educação, se encontrava desamparado psicologicamente e esse núcleo está sendo uma grande força, um grande incentivador para a saúde mental para os nossos profissionais da educação”, disse.

De acordo com o assistente social, Cláudio Ribeiro, é de suma importância o NAS na cidade para atender os profissionais que agregam a educação. “A importância do NAS na Secretaria de Educação, é que há duas décadas o nosso país vem sofrendo com a doença mental, inclusive o professor. Então, foi visto a necessidade de implantar o núcleo nessa secretaria para que o professor tenha esse cuidado especial de extrema necessidade e que outras cidades possam observar e implantar este serviço”, relatou.

A psicóloga do NAS, Bárbara Silva, pontua a criação do núcleo em prol ao profissional de educação visando o bem estar profissional, pessoal do servidor, voltado à saúde mental e proporcionando seu bem estar. “O nosso foco é profissional de educação no geral, do professor ao zelador da escola. Antes não existia esse núcleo, antes só tinha algo voltado ao aluno e a família dele. Então, é de suma importância porque vai auxiliar o gestor nas questões emocionais, sociais e psíquicas”, falou.

Em um segundo momento, esteve presente a assistente comercial da UNOPAR, Fernanda Monteiro, para apresentar os descontos aos servidores e cursos disponíveis para os colaboradores tanto de educação como de todas as áreas. “Firmamos nossa parceria com a gestão e estamos trazendo à gestão a oportunidade de capacitar os coordenadores e todas as suas áreas de funcionários. A intenção da UNOPAR é firmar novas parcerias com a gestão e fazer crescer nossa cidade”.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Last modified: 26 de fevereiro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content