Representante da OPAS veio à Gravatá para atualizar equipe de Saúde sobre a inserção do dispositivo DIU

18 de maio de 2021

Esta ação acontecerá em dois dias, respeitando o número máximo de pessoas para evitar riscos de transmissão do coronavírus

Nesta terça-feira (18), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) que é um método contraceptivo relacionado ao planejamento reprodutivo. O município já oferece contraceptivo oral e injetável, e agora inicia a ampliação com a inserção do DIU.

Esta ação é um Termo de Cooperação Técnica entre a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco e Secretaria Municipal de Saúde para que juntos possam fortalecer todas as ações de saúde voltadas a mulher, e isso inclui o planejamento reprodutivo, que dentro da pauta enfatiza o DIU.

A Clínica da Mulher, passa a oferecer esse serviço, totalmente gratuito, além de atualizar os médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde da Família (USF) para que futuramente possam capitalizar esses serviços em seus respectivos postos de atendimento.

Vale ressaltar que, esta ação acontecerá em dois dias, terça (18) e quarta (19), respeitando o número máximo de pessoas dentro da sala para evitar risco de transmissão do COVID 19.

No primeiro momento são repassadas às mulheres, em grupos de 10, esclarecimentos e informações sobre o DIU, os seus benefícios, como o procedimento é rápido, seguro, eficaz e que tem durabilidade de 10 anos, podendo ser retirado antes do tempo a pedido da paciente para dar início ao planejamento reprodutivo ou renovação do DIU.

Isabella Tamires, enfermeira e paciente, fala da importância da aplicação do DIU: “A inserção do Diu é muito importante para a mulher ter um planejamento correto familiar. Hoje nós temos o DIU que é importante para a mulher decidir quando ela quer ter filhos já que tem um prazo de 10 anos, então a mulher vai poder decidir quando vai querer engravidar, se é daqui tantos anos, por isso é bastante importante”, disse.

O coordenador de Atenção Primária em Saúde de Gravatá, Jairo Teixeira, fala sobre o passo a passo para conseguir a inserção do DIU. “Essa ação de hoje é a inserção do DIU como uma prática que será uma rotina no nosso município. Ofertado às mulheres, um método bastante seguro, de fácil inserção, de baixo custo e que que tem uma alta eficácia. A mulher que tem interesse na inserção do DIU procure sua Unidade de Saúde, faça uma pré-consulta com o médico ou enfermeiro, faça uma triagem e, a depender dos critérios, será encaminhado para a Clínica da Mulher para que possa se beneficiar desse tipo de procedimento”, disse.

A Clínica da Mulher de Gravatá está localizada na Rua Duque de Caxias, 38, Centro, por trás do Mercado de Farinha. O funcionamento será de segunda a sexta, exceto feriados, das 07h às 16h.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Last modified: 18 de maio de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content