Profissionais da educação de Gravatá recebem doses da vacina contra Covid-19

29 de maio de 2021

Além dos professores, funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares do município estão recebendo o imunizante


Gravatá é uma das primeiras cidades do Agreste de Pernambuco a vacinar os profissionais da educação do município contra a Covid-19.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Educação de Gravatá, junto com a Secretaria Municipal de Saúde.

Neste sábado (29), os profissionais foram divididos em três locais de vacinação: Escola Municipal Amenayde Farias do Rego Barros, aqueles que são da Rede Municipal de Ensino; Clube AABB, para quem trabalha nas escolas particulares; e Escola de Referência em Ensino Médio Erem Devaldo Borges, para profissionais das escolas estaduais. 

Amanda Maria de Santana, 32 anos, é auxiliar de limpeza na Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça. Ela disse: “Fiquei muito feliz de receber essa vacina, porque a gente nem esperava por causa da faixa etária e agora é aguardar para daqui a dois meses tomar a segunda dose”.

A colega de trabalho dela, Adriana Pereira da Silva, de 45 anos, concorda. “Eu estou muito feliz e eu também não esperava receber a vacina agora, pois a expectativa era grande. Agora é só aguardar a segunda dose e viva o SUS!”, ovacionou.

Edmundo Lima Júnior, 48 anos, é segurança também da ETE. Para ele, “foi uma sensação muito boa de alívio em receber essa vacina, pela tensão que a gente fica vendo no dia a dia o pessoal morrendo e não é brincadeira. Então vamos levar a sério, quando chegar a sua vez, vamos juntos pra frente, vamos tomar nossa vacina e torcer para que dias melhores venham”.

A professora de espanhol, artes e projeto de vida, Ana Carla de Andrade, disse: “Graças a Deus chegou a nossa hora. Valeu a pena a luta e graças a Deus estamos encaminhados. Espero que todos tenham essa oportunidade o mais rápido possível, porque é uma coisa que a gente precisa realmente: retomar a nossa vida ao normal. Eu não esperava que houvesse essa vacinação agora. Sempre acompanhei o aplicativo Conecta Gravatá e, quando vi, não acreditei e saí espalhando pra todo mundo da escola, porque todos nós estávamos com muita ansiedade para isso. Que bom também pela estrutura do hospital que melhorou bastante, a gente estava precisando realmente. A vontade é que poucas pessoas precisem ir pra lá e que essa vacinação seja só um pontapé para que a gente não se contamine e volte a nossa vida normal”, destaca.

A secretária municipal de Educação, Ninha Professora, que também foi imunizada neste sábado (29), explicou que essa ação foi fruto de um conjunto de forças da gestão municipal. “Nós tivemos várias reuniões com o secretário de saúde, José Edson, e com o prefeito padre Joselito e quando saiu a liberação do governador Paulo Câmara, o nosso secretário de saúde, muito preocupado com os profissionais da educação, e o prefeito também com o compromisso que ele tem com as pessoas, tivemos que nos unir, conversamos e resolvemos fazer esse mutirão hoje para vacina dos profissionais da educação. Então, neste sábado (29), uma média de 1.100 profissionais da educação recebem a imunização. Nós fizemos um cronograma, passamos um dia inteiro programando isso, entramos em contato com todas as escolas e hoje estão sendo vacinados os profissionais de todas as redes escolares. Eu queria tranquilizar os profissionais que não se vacinaram hoje para que fiquem tranquilos e dizer que na próxima semana haverá um cronograma e acredito que até a próxima sexta-feira (04) todos os profissionais da educação estarão vacinados com a primeira dose”.

A programação da vacinação para os profissionais de educação é realizada por escola, e organizada pela equipe da Secretaria de Educação, que faz o levantamento dos profissionais por meio dos diretores das unidades escolares, e em contato com o Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde, administra as doses das vacinas nos dias e horários programados.

Os profissionais de educação receberão dos diretores das escolas o dia e horário programado para a vacinação.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

 

Last modified: 29 de maio de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content