Prefeitura de Gravatá implementa Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD)

10 de março de 2021

O objetivo do SAD e oferecer tratamento humanizado dos pacientes que precisam de cuidados especiais 


A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria municipal de Saúde, implementa o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) no município.

As duas equipes do SAD são compostas por médico,  enfermeiro, quatro técnicos de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e motorista.

14 pacientes que atendem os pré-requisitos foram pré-selecionados para serem atendidos pelo SAD e a previsão é de que o serviço seja ampliado em breve.  

De acordo com o coordenador de Atenção Primária à Saúde, Jairo Teixeira, “o SAD tem o intuito de ser uma extensão do hospital no atendimento ao usuário. Um exemplo desse atendimento é a pessoa que precisa de tratamento paliativo. O nosso papel também é educativo, pois vamos orientar os cuidadores e a família também a tratar esse paciente acamado e que precisa de cuidados especiais”.

A coordenadora do SAD, Denise Loyo, explicou que “o paciente passa por atendimento no posto e é encaminhado para casa. Selecionamos quem precisa de cuidados complementares e vamos atender de acordo com as necessidades dele. Cuidamos de forma humanizada tanto do paciente quanto da família que está fragilizada”, explica.

 

O secretário de Saúde de Gravatá, José Edson, disse que a implementação é uma conquista enorme para a cidade de Gravatá. “A questão do atendimento em casa é muito complexo na saúde e isso demanda uma equipe de 11 profissionais preparados que vão atender as pessoas acamadas. Isso é acolher e ter mais saúde para a população de Gravatá”, ressalta. 

O prefeito padre Joselito esteve na base do SAD, que fica no Posto 1, para conversar com as equipes. Ele opinou que “nosso compromisso com as pessoas faz com que o SAD esteja presente em cada lar e residência onde há uma pessoa necessitando de atenção. Esta equipe multidisciplinar vai ao encontro das pessoas para dar um atendimento humanizado e personalizado. É uma benção para a população gravataense e estamos nos esforçando todos os dias para dar uma saúde de qualidade para todos”, disse.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Last modified: 10 de março de 2021

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