Prefeitura de Gravatá dá início a curso de doces na Associação Maria Isabel

18 de junho de 2021

Intuito do curso é oferecer conhecimento,  crescimento profissional e gerar renda para a população  

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), iniciou, nesta quinta-feira (17), o curso de doces especializados em derivados do abacaxi, já que essa fruta é amplamente cultivada na região.

O curso ofertado contempla a Associação Maria Isabel e é realizado em duas etapas: a 1ª é especializada em doces e tem duração de três dias, e a 2ª em tortas finas e bolos, prevista para começar no início do próximo mês com duração de cinco dias. A especialização é feita com 10 alunos, devido às restrições do momento pandêmico que vivemos.

Foram entregues aos alunos máscaras, aventais e toucas. Vale destacar que o curso é totalmente gratuito.

Ana de Jaci, responsável por trazer cursos profissionalizantes a Gravatá, diz: “Eu trabalho com a primeira dama, a qual se prontificou em dar apoio às mulheres da Associação do sítio Maria Isabel, e nós trouxemos esse curso de doces para qualificar as mulheres e os homens da região que queiram aprender e qualificar para obter sua renda própria”.

Alessandra Vasconcelos, instrutora do curso de doces e conservas, fala do que irá ser ofertado: “Estou aqui para ministrar o curso de doces e conservas, onde vai entrar a parte de geléia, doces em pasta e em cortes, todo tipo de doce que for possível fazer nesses três dias. Aqui, irão aprender todo processo de doce desde a higienização, o ponto certo do doce, e o momento de embalar o produto. Elas irão ficar bem afinadas com relação a produção dos doces”.

Para a aluna Maria Lúcia, o curso é muito válido. “A gente queria muito esse curso do derivado do abacaxi como outros que podem vir pela frente. Então, a primeira dama se comprometeu em buscar junto com o SENAR para trazer esses cursos, o curso de doces chegou e estamos felizes pela oportunidade”.

Preocupada com as Associações e em ofertar cursos para que as pessoas possam adquirir mais conhecimento e crescer profissionalmente, a secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, marcou presença no primeiro dia. “A comunidade do sítio Maria Isabel nos procurou pedindo cursos, oficinas, capacitações e eu juntamente com o prefeito Padre Joselito fomos em busca e conseguimos trazer o curso de doces para a comunidade. É o que eles mais pedem, que deem uma oportunidade. Oferecer cursos, oficinas e em seguida oportunidades para que eles possam comercializar seus produtos. O nosso compromisso é com as pessoas”, disse a secretária.

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Marcone Barros (SECOM)

Last modified: 19 de junho de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content