Prefeitura de Gravatá apresenta aos coordenadores da rede municipal de ensino o Programa Criança Alfabetizada

28 de abril de 2021

O intuito desse Programa é construir uma proposta para as crianças do estado de Pernambuco, e em Gravatá mais de 900 crianças serão atendidas

Na quarta-feira (28), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, reuniu os coordenadores da rede municipal de ensino para apresentar o Programa Criança Alfabetizada que foi implementado pela Lei 16.6612/19 em Pernambuco. Esta iniciativa é do Governo do Estado em parceria com o Governo Municipal.

Durante toda a apresentação foi enfatizado a importância da educação na vida das crianças desde o seu início de vida.

Quem esteve presente foi o prefeito Padre Joselito, as secretárias executivas de Educação, Maria da Paz e Joselma Melo, a coordenadora do Programa, Professora Sandra Morais, e as coordenadoras dos formadores de Educação Infantil e Anos Iniciais, Ana Paula e Maria Paula.

O intuito deste Programa é construir uma proposta para as crianças de Pernambuco, além de trazer pontos fortes ao município como: o fortalecimento da gestão, formação de gestores e professores, material complementar, avaliação dos estudantes, incentivo às escolas, engajamento dos municípios.

Vale destacar que, 100% dos municípios aceitaram aderir ao Programa Criança Alfabetizada, com isso resulta em mais de 3.800 escolas inseridas nesse Programa que inclui mais de 3.030 mil estudantes e mais de 23 mil professores.

Sandra Morais, professora e coordenadora do Programa Criança Alfabetizada, fala sobre este projeto: “Houve uma adesão das secretarias de educação estadual e municipal, que tem como objetivo fortalecer a alfabetização dos municípios. Então, nós somos parceiros e nesse propósito com a rede estadual nós visamos fortalecer e esse programa vem nos atender no campo de formação dos professores, no qual 131 professores serão formados e terão acompanhamento pedagógico dentro do Programa e mais de 900 crianças serão atendidas. O foco é a Língua Portuguesa, trabalhar a questão da leitura, da proficiência de leitura, e nele também, através desse programa as crianças receberão os livros de apoio e reforço escolar e terão todo acompanhamento”, destacou.

De acordo com a secretária executiva de Educação, Maria da Paz, o Programa é bastante importante para as crianças que precisam ser alfabetizadas: “Quando a gente pensa no ano pandêmico que a gente está vivenciando em que as crianças desde o anos 2020 não estão frequentando presencialmente as escolas, pensar como está sendo a alfabetização dessas crianças a gente percebe o quanto é importante este momento com o Programa Criança Alfabetizada, porque vai dar condições aos professores, com a formação, repensar o formato de ensino que precisam dar com as aulas remotas. Estar na escola presencialmente ou em casa é fator primordial que a gente pensa que a educação da criança de fato se concretize, as crianças precisam ser alfabetizadas e para isso eu acredito que o Programa Criança Alfabetizada nos vai favorecer bastante”, concluiu.

Presente neste momento, o prefeito Padre Joselito, sempre enfatizando a importância da educação na vida das crianças, diz: “A Secretaria de Educação de Gravatá na pessoa da secretária Ninha e toda sua equipe assume, abraça, acolhe este Programa Criança Alfabetizada porque entendemos que a educação é prioridade, é a base, o alicerce, a rocha firme sobre a qual a vida deve florescer e edificar, e como nós temos uma responsabilidade enorme no sentido de alfabetizar nossas crianças. A partir da educação você começa a enxergar a vida, a realidade que vive e convive de outra forma, de uma forma mais profunda, consistente, mais comprometida e assim queremos caminhar junto com a Secretaria de Educação porque nosso compromisso é com as pessoas”, finalizou.

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM) 

 

Last modified: 29 de abril de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content