ACEACSSaúde

Prefeito padre Joselito recebe representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias de Pernambuco

22 de maio de 2021

A conversa, que foi solicitada pelo SINDACS-PE, falou sobre as necessidades da categoria para prestar o atendimento cada vez melhor aos moradores de Gravatá

No período em que a população mais precisa de saúde, de orientação, informação, principalmente por causa da pandemia, o prefeito de Gravatá, padre Joselito Gomes, recebeu representantes dos profissionais que são muito importantes nesse processo: do sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Pernambuco (SINDACS-PE).

A audiência aconteceu no gabinete do Paço Municipal, onde esteve presente o coordenador de Atenção Primária em Saúde de Gravatá, Jairo Teixeira. Participaram também Silvania Timóteo, diretora de assuntos profissionais do sindicato, o diretor jurídico da Associação Municipal dos Agentes Comunitários às Endemias de Gravatá (AMACEG), Antônio Silva, além dos delegados de base do sindicato na Associação Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde (AMACS), Tatiana Fradique e Gildo ACS.

 Apesar da profissão existir há mais de 30 anos, a categoria de ACS só foi criada oficialmente em julho de 2002, através da lei nº 10.507, sancionada pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.

Em 5 de outubro de 2006, o então presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou a lei nº 11.350, que estabeleceu regras para contratação dos ACS e ACE e definiu as atividades desses profissionais.

O presidente do sindicato, Graciliano Gama, falou sobre o motivo do pedido dessa audiência com o prefeito. 

Foi um grande prazer estar aqui no momento de apresentação do SINDACS-PE, que procurou apresentar todo projeto de ação da categoria ao prefeito padre Joselito, temos aqui em Gravatá uma parceria com as associações local, tanto dos agentes comunitários de saúde, como dos agentes de endemias, que são filiados ao nosso sindicato. Então nosso Sindicato Estadual vem fazendo esse trabalho em todos os municípios do estado de Pernambuco, a gente consegue apresentar as nossas principais reivindicações e nada melhor do que montar tudo na base do diálogo para que a gente possa levar pra população daqui de Gravatá o resultado de uma categoria satisfeita, valorizada. Então, o sindicato vem trabalhando nos municípios que são filiados nessa prerrogativa de parceria do diálogo e dos avanços porque a gente avançando a gente vai levar isso para nossa comunidade. Falamos sobre o projeto do Previne Brasil, curso técnico para a categoria, aposentadoria especial e ações de enfrentamento ao coronavírus no município”.

O prefeito padre Joselito ressaltou o papel dos agentes para a população e por isso foi importante ouvir a categoria. 

Nossa gestão, desde o início, está sempre aberta ao diálogo, porque é importante você poder acolher, ouvir, receber uma demanda e assim sendo você e sabe como de fato esta categoria trabalha no município e o objetivo é sempre aperfeiçoar um trabalho que já vem sendo realizado para que a população possa receber um serviço de qualidade. A categoria aqui realiza um trabalho de ponta, ou seja, o agente de saúde de endemias é aquele que está dentro da sua família, da sua casa, sentindo muitas vezes tudo aquilo que você está vivendo, seja alegria, vitórias, tristeza, derrota, a doença, a fome, o desemprego e daí por diante. O encontro foi muito importante, proveitoso, necessário que tudo isto acontece porque o nosso compromisso é com as pessoas”.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 

Last modified: 22 de maio de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content