Prefeito Joselito Gomes realiza visita ao comando da Polícia Militar em Gravatá

15 de janeiro de 2021

A conversa alinhou pontos que irão ajudar a prefeitura e a PM no combate à violência no município

 

O prefeito de Gravatá, padre Joselito Gomes, realizou visita de cortesia, nesta sexta-feira (15), ao comando da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar de Pernambuco (5ª CIPM), que fica no bairro Jucá. A visita foi importante para que a prefeitura e a PM pudessem apresentar, entre si, as propostas que tratam da segurança da cidade.

A gestão municipal apresentou, ao comandante, a iniciativa com a Parceria Público Privada (PPP) para que a cidade melhore a iluminação e o calçamento das ruas, o que inibe ações criminosas. Além disso, foi apresentada a atuação da Guarda Municipal em pontos estratégicos da cidade, como explicou o Major Gilmar Oliveira, secretário municipal de Segurança e Defesa Civil. “A guarda municipal civil já está no centro da cidade disciplinando o trânsito e efetivando rondas na feira livre”.

O secretário complementa que “na conversa com o comandante da Polícia Militar, sugerimos a implementação da Patrulha Maria da Penha, em conjunto com a Secretaria da Mulher de Gravatá, que nos apresentará as mulheres que estão em situação de risco e vulnerabilidade, onde a guarda civil vai dar esse apoio e saber se está tendo alguma ameaça, se o companheiro está causando alguma situação de risco para ela, para que a gente, junto com a PM, possa intervir. Outro fator é a questão da Patrulha Escolar, que os guardas serão capacitados através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), darem palestras às crianças para a erradicação das drogas no nosso município”.

Para a Polícia Militar, entre as demandas mais urgentes estão a ampliação do atendimento do Disque-Denúncia no município e a volta das Patrulhas Escolar e Maria da Penha. O Major Kléber Freitas, comandante da 5ª CIPM, que cuida da segurança territorial dos municípios de Gravatá e Chã Grande, fala que “além das patrulhas específicas, que terá o trabalho integrado com a secretaria de segurança do município, vamos dar uma atenção especial a zona rural da cidade”.

Para o prefeito Joselito Gomes, “foi oportuno alinharmos todas as forças para que continuemos a ter índices baixos de violência em Gravatá. Com isso, temos a certeza de que deveremos continuar investindo em prevenção e que a polícia militar, guarda municipal e as secretarias municipais continuem agindo de forma em que tenhamos como objetivo cuidar bem das pessoas, em especial nossas crianças, nossos adolescentes e jovens, que estão precisando de oportunidades nos esportes, música, dança, para que assim possamos descobrir talentos e retirar essas pessoas de situações de vulnerabilidade e violência. Então, o objetivo da gestão municipal e da Polícia Militar é cuidar das pessoas e que tenhamos um ambiente saudável, pacífico e que as pessoas vivam com dignidade e respeito”.

O efetivo da Polícia Militar que atua em Gravatá é formado por 120 oficiais e praças, e a GCM conta com 72 guardas municipais.

Fotos: Marcone Barros (SECOM)

Last modified: 15 de janeiro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content