Moradores de Uruçu-Mirim concluem curso profissionalizante de eletricista

7 de maio de 2021

As aulas tiveram a duração de uma semana e foram concluídas após instalação elétrica em uma residência 

Gravatá cada vez mais investe na qualificação profissional dos moradores da cidade. Durante toda esta semana, aconteceu o curso profissionalizante de eletricista para os moradores do distrito de Uruçu-Mirim, na área rural da cidade, na Escola Municipal Honório de Abreu Peixoto.

A conclusão do curso aconteceu nesta sexta-feira (07) e contou com a presença da secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Facundes, além da diretora de Inspeção da Secretaria Municipal de Educação, Alessandra Facundes.

O curso é um incentivo da Prefeitura de Gravatá, junto com o vereador Neném de Uruçu, e foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (SENAR PE) , que faz parte do Sistema S, que é o conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica.

Cristiano José, de 33 anos, é operador de máquina e é um dos nove alunos que concluíram o curso. “Esse curso me beneficiou bastante, porque eu trabalho com máquina elétrica e aprendi muita coisa aqui. Eu tinha umas dúvidas no meu trabalho e agora com esse curso eu tirei, principalmente referente ao choque, aterramento, isso aí ajuda muito a gente. Agora posso até fazer alguns trabalhos por fora. E que venham mais cursos assim para Uruçu-Mirim”, disse.

O instrutor do SENAR-PE, Neomar Alves, detalhou o curso. “É um curso bem diversificado e a vantagem dele é trazer aprendizado para as pessoas. Quem ministrou esse curso foi o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. A gente vem qualificar pessoas para o mercado de trabalho, que às vezes tem um emprego, mas não tem qualificação para ele, então o SENAR cuida disso. O curso teve duração de cinco dias, pela manhã e tarde. Tivemos aulas teórica e prática e a avaliação foi fazer toda instalação elétrica de uma casa”, explica

De acordo com Fátima Evangelista, assessora do vereador Neném de Uruçu, “outros cursos já estão na agulha, entre eles mais um de eletricista, que será voltado para a periferia daqui, curso de bolos e tortas, além de curso de padeiro”.

“Nós estamos sempre em busca de melhorias para as pessoas de nossa cidade, esse é o nosso compromisso com as pessoas. Investir e incentivar a qualificação profissional, ainda mais aos moradores da zona rural, é cuidar, é valorizar o nosso povo e preparar não só para o mercado de trabalho, mas para a vida. Iremos trazer muitos cursos para Gravatá por meio de parceiros”, enfatiza a secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM) 

 

 

Last modified: 7 de maio de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content