Moradores de Lagoa do Fernando e de Avencas têm atendimento odontológico

8 de abril de 2021

Em Lagoa do Fernando, o atendimento será inédito, e no distrito de Avencas a população estava há um ano sem dentista 

Nossa saúde começa pela boca. Essa máxima é levada a sério pela Prefeitura de Gravatá e, por meio da Secretaria de Saúde, implementou o atendimento odontológico nos PSFs de Lagoa do Fernando e de Avencas, ambos na área rural da cidade.

A coordenadora de saúde bucal de Gravatá, Patrícia Nogueira, explica que “para nós é muito importante o início desse atendimento em Lagoa do Fernando e em Avencas. A equipe de saúde bucal vai funcionar de forma fixa, com atendimento diário, realizado tanto por demanda espontânea, quanto por agendamento. E em todas as unidades de saúde teremos o pré-natal odontológico em um dia semanal fixo. Isso foi um pedido de toda comunidade, pois tivemos conhecimento que em Lagoa do Fernando, no ano de 2020 os moradores contaram com atendimento por apenas dois meses, sem continuidade do atendimento, e a população de Avencas estava sem dentista há um ano”, explicou. 

A moradora de Lagoa do Fernando, Cícera Maria de Lima, agricultora, de 38 anos, ficou feliz com a retomada dos serviços que serão contínuos. “Achei ótimo, principalmente porque é uma economia grande pra mim. Antes, eu tinha que pagar para ter atendimento no dentista e agora poderei contar com esse atendimento de graça, sempre que precisar”, destaca.

A cirurgiã dentista Sâmara Camilla Ferreira fala sobre algumas doenças provocadas pela falta do acompanhamento odontológico na vida do paciente. “A nossa boca é a porta de entrada para diversos micro organismos e bactérias para nosso corpo, por isso se descuidamos da saúde bucal vários outros problemas podem ser ocasionados, inclusive a COVID-19. Se tivermos algum problema gengival, ou até mesmo a má escovação, já foi comprovado que isso é um complicador para a nova doença”. 

O atendimento odontológico no PSF Lagoa do Fernando funciona segunda, terça, quinta (apenas para gestantes) e sexta, das 08h às 15h. Já o atendimento no PSF de Avencas acontece a partir das 08h, de segunda a quinta, sendo as quartas-feiras exclusivas para gestantes. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Marcone Barros (SECOM)

Last modified: 8 de abril de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content