Moradores de Gravatá agora contam com o Centro de Vacinação

20 de abril de 2021

Entrega do equipamento acontece em período importante de imunização da população gravataense

A população de Gravatá conta com o novo Centro de Vacinação a partir desta terça-feira (20).

A casa, que fica na Praça da Rua do Norte, próximo ao ponto de mototáxi, possui recepção, sala de vacinação, sala de agendamento, local para as câmaras de conservação das vacinas, sala da coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Gravatá, depósito para seringas, copa e banheiros.

O coordenador do PNI de Gravatá, Leduard Leon, falou que “o Centro de Vacinação vai funcionar como local de apoio e que vai fomentar todas as ações de vacinação do município. Daqui nós iremos montar a estratégia que consiga fazer a vacinação em vários locais, literalmente o centro de distribuição dessas vacinas. 

Leduard destaca que “o município fez a aquisição de 10 câmaras de conservação apropriadas, porque elas refrigeram e mantém a temperatura dos imunos de 2 a 8 graus, e faz com que esses imunos permaneçam em condições adequadas para sua administração. Elas vão ajudar nessa etapa do COVID-19 e nas etapas subsequentes, pois o número de vacinas vai aumentar. São câmaras apropriadas, que tem baterias próprias, então evita que uma queda de energia comprometa o imuno e tem sensores que detectam qualquer alteração de temperatura e com isso, garanta o controle maior dessas vacinas e efetividade maior na sua administração”.     

O secretário municipal de Saúde, José Edson, aproveita para falar sobre alteração benéfica no aplicativo Conecta Gravatá. “Esse centro vem redistribuir toda logística da vacina, até porque a gente vai ter o controle de todas as vacinas, para onde foi, como está sendo aplicada, então vamos ter aqui o cérebro e o coração das imunizações do nosso município. Temos câmaras apropriadas que vão armazenar grande quantidade de vacina contra COVID-19, por exemplo, que vamos receber para vacinar pessoas abaixo de 60 anos”.

O secretário falou também sobre alteração no aplicativo Conecta Gravatá. “Antes, as pessoas deveriam aguardar agendamento da Secretaria de Saúde. Agora, a própria pessoa escolhe o dia e horário para tomar a vacina, o que tornou o uso do aplicativo mais objetivo”.  

O vice-prefeito Júnior Darita disse que “eu fico muito satisfeito de em um pequeno espaço de tempo estarmos entregando tantos resultados. Mesmo em tempos de pandemia e de limitações, nós estamos trazendo postos de saúde, unidades básicas de saúde, a UTI sairá na próxima semana e agora o nosso Centro de Vacinação, que vai centralizar e controlar bastante a vacina tão esperada por todos. Vamos continuar entregando para os gravataenses as necessidades que o nosso povo precisa. Nosso compromisso é com as pessoas”, disse o vice-prefeito. 

O prefeito de Gravatá padre Joselito destaca a importância do momento dessa entrega. “Aquilo que não existia, hoje, temos a certeza de contar com as câmaras com a temperatura exigida para manutenção da vacina. Além do ambiente que foi devidamente preparado para acolher os profissionais e as pessoas que irão chegar diariamente, procurando informação, ou sendo vacinada. O que a população pediu, uma saúde de qualidade, pouco a pouco estamos mostrando que é possível, porque uma realidade desta aqui já sinaliza que é possível buscar e fazer sempre o melhor, porque o nosso compromisso é com as pessoas”.    

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Marcone Barros (SECOM)

Last modified: 20 de abril de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content