Moradoras do sítio Maria Isabel e futuras doceiras concluem curso de doces

20 de junho de 2021

Encerramento do curso teve onze tipos de doces produzidos pelas alunas 

O encerramento do curso de doces ofertado pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), ocorreu neste sábado (19).

Nesses três dias de curso foi levado às alunas muito conhecimento, técnicas e dicas importantes para uma excelente confecção de doces.

As aulas foram bastante aproveitadas e chegaram a produzir onze tipos de doces entre geleias, doces, doce de corte e doce cremoso especializados em abacaxi, já que é uma fruta bastante cultivada na região, e também em outras opções de frutas como: mamão, maracujá, batata doce, manga, banana, goiaba e acerola.

Esse momento tão importante para todas as participantes do curso contou com a presença do prefeito Padre Joselito e da secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes.

Josicleide Maria, uma das alunas, fala como foi proveitoso todo conhecimento que aprendeu no curso: “Para mim vai ser muito aproveitado. Eu sabia fazer, mas tem muita técnica que eu não sabia, tem muitos produtos que coloca nos doces e que eu não sabia. A professora veio para tirar essa dúvidas da gente. Para mim foi uma maravilha”.

A instrutora do curso de doces e conservas, Alessandra Vasconcelos, falou sobre o resultado do curso e o empenho das alunas durante esses dias: “Considero um excelente resultado, a turma é muito participativa, interessada, organizada. Produzimos bastante, o nível de conhecimento foi excelente. Posso afirmar que elas tiveram um excelente nível de aprendizagem. E graças a Deus, nesses três dias produzimos 11 tipos de doces, doce de corte, doce cremoso. Foi um excelente aproveitamento”.

Viviane Facundes, secretária de Assistência Social e Juventude, estava bastante satisfeita em poder oferecer esse curso à Associação Maria Isabel. “A semente foi lançada e a gente já conseguiu que ela desse um fruto, e esse fruto foram os doces que foram produzidos aqui através do SENAR em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Juventude na qual a gente vem assumindo o compromisso com as pessoas. As alunas estão de parabéns, a professora que com muita dedicação e carinho ensinou todas as técnicas de doces, compotas, geleias e isso é muito gratificante para nossa gestão, porque nosso compromisso é com as pessoas”, disse a secretária.

Participando do encerramento do curso na comunidade Maria Isabel, o prefeito Padre Joselito fala: “Este curso teve o objetivo de reunir algumas mulheres da comunidade para ajudá-las a preparar o doce através de várias frutas e de modo especial o abacaxi. Foi um momento muito importante e necessário para as mulheres daqui. O resultado foi muito positivo. E é assim que nossa gestão continuará investindo em cursos, vendo a vocação de cada comunidade, vendo a necessidade real para que de fato haja um empreendedorismo e uma geração de renda porque o nosso compromisso é com as pessoas”.

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 

Last modified: 20 de junho de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content