Futuras empreendedoras do chocolate concluem curso de manipulação do doce em Gravatá

19 de junho de 2021

O encerramento foi marcado por uma mesa cheia de delícias produzidas pelas alunas e entrega de certificados

O encerramento do curso de manipulação de chocolate, nesta sexta-feira (18), foi marcado pela apresentação de uma mesa recheada de delícias produzidas pelas 26 alunas.

A iniciativa partiu da Secretaria da Mulher e contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) para acontecer.

O curso teve carga horária de 12 horas e foi ministrado na sede da SEDEC, durante toda a semana, em duas turmas, nos turnos da tarde e da noite.

Por causa das restrições sanitárias da pandemia, apenas uma parte das concluintes participaram da solenidade de encerramento de forma representativa, que contou com a presença do prefeito, Padre Joselito.

Débora Fernanda foi uma dessas alunas. Ela fala como este curso será aproveitado por ela. “Eu sou coordenadora de um grupo de mulheres no Grupo de Apoio aos Meninos de Rua – GAMR, que se chama Mães do Sol. A gente teve o convite de fazer esse curso de manipulação de chocolate, aceitamos de imediato, porque é uma coisa muito boa e a gente tem um projeto lá que a gente quer fazer a comida regional Mães do Sol. Então é um projeto que a gente vai vender marmitas e nelas a gente pode colocar um brigadeiro, uma trufa, dar com um agrado para a pessoa que comprar essa marmita. O nosso intuito é crescer com isso e quem sabe formarmos uma comedoria. Tenho que agradecer primeiro ao prefeito Padre Joselito, a prefeitura e a todas as secretarias que se uniram e puderam proporcionar esse curso para todas nós”. 

A chocolatier e professora do curso, Charmone Moura, falou do resultado deste trabalho. “Eu avalio o resultado desse curso muito positivo, foi mais do que eu esperava, pois elas corresponderam bastante ao curso e a prova está aí nestas cestas, nessa mesa, todos os produtos foram confeccionados por elas, então eu estou muito feliz, muito radiante, muito orgulhosa de todas. Foram produzidos pirulitos, trufas, Barrinhas, além de um bônus que foi o curso de brigadeiro e da base do brigadeiro elas puderam fazer outros recheios, poderão aproveitar isso pra sobremesa, como brigadeiro de colher, mousses, o leque foi grande. Elas podem empreender porque é uma diversidade muito grande, o aprendizado foi maravilhoso e isso mostra que elas estão prontas para o mercado de trabalho”, avaliou Charmone.

A secretária da Mulher, Ester Gomes, falou do apoio “Essa foi a prova do que se chama promoção de empreendedorismo feminino, uma das propostas da Secretaria da Mulher, da gestão pública municipal do prefeito Padre Joselito Gomes e essa daqui é nada mais do que a culminância de um momento de bastante expressividade para nossa Gravatá. Nós estamos muito felizes com a finalização deste curso de manipulação de chocolate, dizer que foi extremamente enriquecedor, nós temos essa oportunidade de possibilitar a esse grupo de mulheres vindas dos mais variados segmentos e representações de comunidades de nossa Gravatá e também instâncias institucionais, a exemplo da Secretaria de Assistência Social e Juventude, Secretaria da Mulher, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e mais dois grupos de mulheres: as Mães do Sol e as Guerreiras em Ação, grupos esses que estão devidamente instituídos e que participaram e hoje nós estamos concretizando, podendo ver de perto que aqui houve de de fato o empreendedorismo feminino, com a nossa professora Charmone, que de forma muito inteira e com muita disponibilidade colocou o seu tempo a serviço desse trabalho lindo”, considerou.

O prefeito, Padre Joselito reforçou o caráter de parceria que a atual gestão possui. “Nossa gestão tem esse jeito de trabalhar com parceria. As secretarias se entrelaçam e é por isso que estamos obtendo muitos resultados positivos. Aqui, algumas mulheres participaram desse curso e a partir daí nós vamos visualizar o modo como esse empreendedorismo vai acontecendo em Gravatá, a partir daquelas pessoas que estavam, talvez, em casa, pensando o que fazer diante da crise que nós estamos vivendo, passando, e aqui está um caminho. Aqui está uma atitude da nossa gestão, porque o nosso compromisso é com as pessoas”.

Prestigiaram o encerramento do curso a secretária de Assistência Social e Juventude e primeira-dama de Gravatá, Viviane Facundes, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Lidiane Bezerra, e alguns funcionários das secretarias envolvidas.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

 

Last modified: 19 de junho de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content