Chegou a vez do grupo a partir de 50 anos com comorbidades ser vacinado contra a COVID-19

12 de maio de 2021

É importante destacar que deve ser apresentado laudo comprovando a comorbidade

Nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a vacinação para o grupo 50+ com comorbidades no Centro de Vacinação, localizado na rua Caramuru, casa 103, Santa Luzia (pracinha da Rua do Norte) ou Drive Thru, montado no Pátio de Eventos.

Padre João Paulo, pároco de Igreja Matriz de Sant’Ana, em Gravatá, incluso no grupo, tomou a primeira dose da vacina Astrazeneca e aproveitou o momento para fazer o convite à população gravataense que já pode ser vacinada: “Hoje eu tive a graça de tomar a 1ª dose da vacina contra o coronavírus. E eu quero fazer  a você um convite, para que você possa, se está dentro do padrão das necessidades, que você venha tomar a vacina. Se você já tomou a primeira dose, é muito importante você observar a data da 2ª dose e não faltar no momento de vir tomar a sua vacina. Não esqueça que a vacina é a resposta de Deus para essa pandemia. Você, que tanto ora pedindo que Deus dê a cura, não se esqueça que Deus age através dos cientistas. Então, a resposta de Deus é a vacina. Por isso, é importante que você não tenha medo, a vacina é segura, estudada e oferece toda segurança”, disse.

Vale lembrar que esta fase irá contemplar também pessoas de 18 a 59 anos incluídas nos seguintes grupos:

– Imunossuprimidos e Pessoas Transplantadas

– Pessoas com Síndrome de Down

– Pessoas Vivendo com HIV

– Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise)

– Obesidade mórbida

De 50 a 59 anos incluídas nos seguintes grupos:

– Pessoas com comorbidades descritas na nota técnica (disponível no site da Prefeitura)

– Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com comorbidade

É necessário imprimir o formulário (disponível no site da Prefeitura) ou pegar um impresso no Centro de Vacinação e levar para o médico ou enfermeiro da sua Unidade Básica de Saúde, ou para seu médico particular para que seja devidamente preenchido, assinado e carimbado. O formulário pronto deve ser levado ao Centro de Vacinação antes do dia da sua vacinação para a comprovação da comorbidade.

No dia da Vacinação é necessário apresentar laudo de comprovação da comorbidade + formulário + documento com foto + comprovante de residência.

Coordenador do PNI de Gravatá, Leduard Leon, esclarece sobre funcionamento deste processo de vacinação: “As pessoas vão realizar um pré-cadastro inicial no site Conecta Gravatá. Após esse cadastro, podem procurar o Centro de Vacinação para trazer o formulário já preenchido com sua comorbidade, de acordo com a lista que é disponibilizada também no site da Prefeitura. Após o preenchimento deste formulário, ele vai ser agendado. Ele poderá fazer a vacina neste dia ou no dia que tiver disponibilidade de doses. Para alguns grupos específicos essa vacinação para comorbidades vai atender pessoas com 18 anos até 59”, explicou.

Clique em NOTA TÉCNICA para ter acesso ao formulário.

Reportagem: Mathilde Souza 

Fotos: Marcone Barros

Last modified: 12 de maio de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content