Artesãos de Gravatá contam com apoio da atual gestão municipal para gerar emprego e renda aos artistas locais

7 de junho de 2021

O prefeito Padre Joselito visitou o chefe do executivo municipal de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira,  para conhecer o Projeto Jaboatão Gerando Renda Solidária

O rico artesanato de Gravatá é um dos interesses de prosperidade da gestão do prefeito Padre Joselito Gomes, que esteve, nesta segunda-feira (07), em Jaboatão dos Guararapes para ser apresentado a um projeto que está dando certo no município da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Trata-se do Projeto Jaboatão Gerando Renda Solidária, que foi apresentado pessoalmente pelo prefeito Anderson Ferreira e que faz parte da Política Nacional de Economia Solidária (PNES) e do Sistema Nacional de Economia Solidária (Sinaes), através do Projeto de Lei da Câmara PLC 137/2017.

Também participaram do encontro o deputado federal, André Ferreira, a secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Facundes, e a secretária executiva da pasta, Viviane Salgado.

O programa de Economia Solidária, em Jaboatão dos Guararapes, beneficia hoje mais de 450 artesãos da cidade e por causa deste sucesso despertou o interesse do prefeito do município do Agreste pernambucano em trazer o exemplo para sua cidade. 

Anderson Ferreira falou como o programa foi implantado e o funcionamento das lojas colaborativas instaladas no Jaboatão. 

“Sempre procuramos valorizar a cultura de Jaboatão e percebemos a dificuldade dos artesãos em divulgar seus trabalhos. A partir disso implantamos o Projeto Jaboatão Gerando Renda Solidária para que eles pudessem aprimorar suas técnicas e montar seus próprios negócios. Foram oferecidos cursos gratuitos de capacitação, de orientação e consultoria. Quando todas as etapas foram concluídas, entregamos as lojas colaborativas bem equipadas para que os artesãos pudessem expor e comercializar seus produtos. Hoje já tem artesão exportando para a Europa. Isso nos dá satisfação e orgulho porque investimos no talento de cada um deles e os resultados aparecem num curto espaço de tempo”, relatou Anderson Ferreira.

O prefeito de Gravatá, Padre Joselito Gomes, disse que, ao tomar conhecimento do Projeto Jaboatão Gerando Renda Solidária, teve interesse em oferecer apoio efetivo do Poder Público aos artesãos gravataenses. “O que temos em Gravatá não dá visibilidade aos artesãos. Eles precisam de um local adequado para apresentar suas artes e nós estávamos procurando um projeto que desse apoio ao segmento do artesanato. Esse programa de Jaboatão é muito interessante porque oferece estrutura e oportunidades. Vamos fazer um mapeamento dos artesãos que temos no município para que possamos ajudá-los a gerar emprego e renda e dar dignidade a essas pessoas”, assinalou o gestor.

Ao final do encontro, o prefeito Padre Joselito foi informado que a equipe da Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Jaboatão dos Guararapes estará à disposição da gestão de Gravatá para trocar informações.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

 

Last modified: 7 de junho de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content