Área rural de Gravatá e Parque da Cidade recebem plantio de mudas pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

13 de junho de 2021

A ação contou com a participação de inúmeros parceiros e apoiadores interessados em manter a arborização e a saúde ambiental de Gravatá

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi comemorado no último dia 05, distritos da área rural de Gravatá e o Parque da Cidade receberam o plantio de mudas ao longo desta sexta-feira (11).

A primeira parada foi em Uruçu-Mirim, na Escola Municipal Intermediária Dom Paulo Hipólito de Sousa Libório, onde foi servido um café da manhã com comidas típicas para o pequeno grupo que, junto ao prefeito padre Joselito, seguiria em um dia inteiro de atividades. 

Uruçu-Mirim foi o ponto de partida, onde houve o plantio das mudas na via pública do distrito. A segunda parada foi em Mandacaru, com o plantio na Escola Municipal Aderbal Jurema. 

Em seguida, o prefeito e os secretários seguiram para São Severino, onde foram plantadas mais mudas de árvores na via pública, próximo ao Posto de Saúde da Família; em Russinhas, na Escola Municipal Francisco Galdino Chaves; e em Avencas, na Escola Municipal José Batista de Melo. 

Em cada lugar em que o prefeito padre Joselito passava, muitos parceiros se juntavam ao grupo inicial, que era formado pelo vice-prefeito, Júnior Darita, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, e a secretária municipal de Educação, Ninha Professora.

Além das crianças, que são estudantes gravataenses, fizeram questão de participar do plantio e ajudar na missão de manter o meio ambiente sadio em Gravatá o secretário executivo de Meio Ambiente, Alex Andrade; a secretária executiva da Mulher, Marcione Pessoa Baroni; administradores distritais de Uruçu, José Edson; de Mandacaru, Roberval Ferreira; de São Severino, Josilene Ferreira; de Russinhas, Ozeas da Silva e de Avencas, José Ximenes. Também estiveram presentes nos plantios as diretoras das escolas e os vereadores Cabritinha e Neném de Uruçu.

O dia de plantio encerrou no Parque da Cidade, onde fica a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e local onde houve o encontro com mais parceiros na causa.  

Lá, estavam à espera do grupo a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, além do secretário municipal de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Antônio Bertotti, os deputados estadual, Waldemar Borges, e federal, André Ferreira, e os vereadores Nego Suíno e Zé da Saúde. 

O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Antônio Bertotti, parabenizou a iniciativa da prefeitura. “Nós achamos que as ações que foram desenvolvidas hoje pelo prefeito aqui de Gravatá, padre joselito, fazer o plantio de árvores em todos os distritos aqui na cidade, tem um sentido de fortalecer o processo de recuperação arbórea do estado e nós consideramos também que as parcerias que o Governo do Estado desenvolve aqui na área de saneamento ambiental são ações que buscam ajudar a cuidar do meio ambiente”.

De acordo com Lula do Padre, “as secretarias municipais que estão à frente da ação são Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Educação, mas tem contado com o apoio irrestrito de todas as secretarias da gestão do prefeito padre Joselito também. Até o final deste mandato, temos a perspectiva de plantar 10 mil árvores, que já estão adquiridas. A metade foi em uma parceria com a Compesa, e a outra metade está advinda de reposições florestais praticadas por empresários que estão empenhados na causa. Hoje nós plantamos, nos cinco distritos e no Parque da Cidade, cerca de 500 mudas de árvores e há um propósito dentro do projeto de governo do prefeito padre Joselito”.

Ninha Professora explicou porque é tão importante que a educação faça parte dessa ação. “Foi um dia muito importante pra gente, dessa parceria da Educação com o Meio Ambiente e a gente sentiu hoje o prazer que as crianças tiveram ao plantarem, o cuidado que elas começam a ter desde pequenas com a natureza, então isso é muito importante, pois firmamos essa parceria e vamos continuar no resto do ano letivo incentivando o plantio destas árvores e incentivando as crianças a cuidar da natureza”.

O vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Esportes, Cultura e Lazer, Júnior Darita, disse: “A gestão do padre Joselito tem todas as secretarias harmonizadas, ninguém solta a mão de ninguém, e a gente está conseguindo entregar excelentes resultados. Há coisas boas para apresentar, apesar de todas as mentiras, de todas as críticas, de todas as falácias, invenções de pessoas que estão interessadas na regressão de Gravatá, ela vai andar para frente, porque Deus quer e o povo também. Aqui é compromisso com as pessoas”.

O prefeito padre Joselito tem a certeza de que cuidar do meio ambiente também é cuidar das pessoas. “Cuidar do meio ambiente implica em qualidade de vida, começando no lugar onde vivemos e convivemos. Gravatá, nosso município, nossa cidade, com a sua natureza exuberante, maravilhosa, o clima que atrai as pessoas para estarem aqui ou até residirem aqui e a nossa gestão tem o compromisso de cuidar. Portanto, este cuidado com o meio ambiente também está presente em nosso plano de governo, porque o nosso compromisso com as pessoas”.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Marcone Barros (SECOM)

 

Last modified: 13 de junho de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content