20 de janeiro – Dia do farmacêutico

20 de janeiro de 2021

Comemorado no Brasil no dia 20 de janeiro, o dia do farmacêutico é uma data que homenageia o profissional formado no curso superior de Farmácia, que é responsável pela promoção da saúde e bem-estar das pessoas e, entre outros, pela promoção do uso racional de medicamentos.

A origem do dia em homenagem ao farmacêutico no Brasil se deu a partir da ideia do farmacêutico, Oto Serpa Granado, quando em sete de janeiro de 194, em uma reunião da Associação Brasileira de Farmacêuticos, questionou ao grupo o porquê de não terem uma data para celebrar a profissão.

Porém, apenas em 23 de janeiro de 2007, através da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, o Conselho Federal de Farmácia reconheceu o Dia do Farmacêutico. E em 2010, o Dia Nacional do Farmacêutico foi instituído, de acordo com a Lei n.º 12 338, de 25 de novembro de 2010. A escolha da data decorre do fato de que no dia 20 de janeiro é comemorado o aniversário da Associação Brasileira de Farmácia, a qual surgiu em 1916.

A Prefeitura de Gravatá, homenageia neste dia todos os farmacêuticos de nossa cidade. E na pessoa de Chris Santos, coordenadora da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), estende os parabéns para todos esses profissionais que, com muito profissionalismo e garra desempenham esse papel tão importante na saúde pública e privada.

Parabéns farmacêuticos(as)!


Foto: Nilson Silva (SECOM)

Last modified: 20 de janeiro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content