No encontro foram discutidos programas e serviços socioassistenciais
e a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado
A secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Facundes acompanhada da Gerente da Proteção Básica, Viviane Salgado, participou de um encontro na Secretaria Estadual de Assistência Social Criança e Juventude, com as equipes da Gerência da Proteção Básica responsáveis pelos Serviços Socioassistenciais, Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ACESSUAS, BPC na Escola e Benefícios Eventuais, bem como a Gerência da Proteção de Média e Alta Complexidade.
Segundo Viviane Facundes, o referido encontro se fez necessário para garantir a continuidade do Programa Primeira Infância no SUAS, tendo em vista que o recurso destinado a execução deste Programa foi suspenso deste novembro passado. “O Ministério da Cidadania verificou que, apesar da gestão anterior ter executado o recurso relativo ao programa, o município não estava realizando as visitas domiciliares, requisito essencial para atingir os objetivos do Programa. Fato esse que resultou na descontinuidade dos acompanhamentos das crianças e gestantes referenciadas”, explicou.
A secretária assumiu o compromisso com a Gerência da Proteção Básica e Coordenação do Programa Primeira Infância no SUAS na continuidade do Programa. Outras pendências foram verificadas na análise técnica da secretaria estadual com base no Diagnóstico Situacional 2020, tais como: regularização das informações e execução dos Programa ACESSUAS e BPC na Escola.
No contato com a Gerência da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, o Estado confirmou a determinação e a disposição de fortalecer os serviços e equipes que trabalham nessa área no município de Gravatá.
Fotos: Nilson Silva (SECOM)
Last modified: 15 de janeiro de 2021