Vacina contra a gripe: Instalação móvel na Praça da Matriz e unidades de saúde estão abertas até as 17h neste sábado (4)

4 de maio de 2019

Fotos: Ricardo Labastier / SECOM Gravatá

Neste sábado (04), considerado o Dia ‘D’ da campanha nacional da vacinação contra a influenza, a Prefeitura de Gravatá montou uma instalação móvel na Praça da Matriz com profissionais que estarão aplicando as doses da vacina até as 17h. Todas as unidades de saúde também estão abertas até este horário para atender o maior número de pessoas possível.

A Secretária Municipal de Saúde, Fernanda Santana, explica que a medida é para facilitar a aplicação da vacina  naquelas pessoas que não dispõem de tempo para ir às unidades de saúde durante a semana.

“Muita gente trabalha de segunda a sexta e acaba não conseguindo ir até os postos de vacinação. Então, este mutirão no sábado é uma estratégia para incentivar o público-alvo a se imunizar e garantir um ano com uma preocupação a menos na saúde. Mais de 120 funcionários da nossa secretaria estão de plantão para atender a todos neste sábado,” falou.

O pequeno Alisson Guilherme, 11 meses, tomou a vacina contra a influenza pela primeira vez e serviu de exemplo para que outras crianças sejam imunizadas.

“Não abro mão da saúde do meu filho. O cartão de vacinação está sempre em dia, porque eu sei que isso é uma prova de amor. Aproveitei que vim ao centro resolver umas coisas e o trouxe para vacinar,” disse Lidiane Sales, a mãe de Alisson.

O Prefeito Joaquim Neto também esteve na instalação móvel que está na Praça da Matriz e tomou a dose da vacina.

“É simples, rápido e faz toda a diferença. Convido todos a procurarem um posto de vacinação e garantirem a imunização, porque com saúde não se brinca,” afirmou.

 

Até a última sexta-feira (3), a Secretaria de Saúde de Gravatá já havia aplicado mais de 8 mil doses da vacina, o que equivale a 30% da população que deverá ser contemplada. A estimativa é que após o Dia D, o número cresça e que até o dia 31 de maio, quando será encerrada a campanha, o público imunizado seja mais de 23 mil pessoas, ou seja, 90% da população dos grupos prioritários, meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para Gravatá.

Confira se você está entre os grupos prioritários para não ficar de fora: 

 – Crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos; 
 – Grávidas em qualquer período gestacional; 
 – Puérperas (até 45 dias após o parto); 
 – Trabalhadores da saúde;
 – Povos indígenas;
 – Idosos;
 – Professores de escolas públicas e privadas; 
 – Pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais (problemas respiratórios, diabéticos, hipertensos, transplantados); 
 – Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; 
 – Funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
 – Profissionais das forças de segurança e salvamento também passaram a fazer parte do público-alvo da campanha neste ano. De acordo com o Ministério da Saúde, o grupo inclui policiais civis, militares, bombeiros e membros das Forças Armadas.

Last modified: 4 de maio de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content