USF da rua do Norte promove palestra sobre alimentação saudável

30 de abril de 2019

Fotos: Ricardo Labastier / SECOM – Gravatá

A Secretaria de Saúde, através da Unidade de Saúde da Família – (USF) Patrícia Nely, localizada na rua do Norte, promoveu nesta terça-feira (30) uma palestra para toda a comunidade sob o tema: “Como envelhecer sem complicações,” que abordou atitudes que propiciam hábitos saudáveis de alimentação.

A palestra foi ministrada pela Drª Cristina Alcântara, médica pediatra ligada ao programa Mais Médicos. A apresentação contou com dicas e orientações de como ter uma alimentação mais saudável e prevenir doenças que costumam aparecer na terceira idade.

“Essa palestra serviu para orientar as pessoas da comunidade a terem uma vida mais saudável, para que sejam evitadas complicações e problemas mais sérios na saúde com o passar dos anos. Essas orientações servem para todas as idades,” disse Dra. Cristina Alcântara.

Dr. José Vidal, representante do programa Mais Médicos do município, diz que a informação e a criação de hábitos alimentares saudáveis são as melhores armas na prevenção de problemas de saúde.

“Envolver a comunidade é primordial para desenvolver atitudes saudáveis. A chegada da informação para todos, como se tem visto nesta USF, é importante, pois é uma forma de prevenção de doenças, evitando problemas que geralmente chegam na terceira idade, como diabetes, colesterol ato e hipertensão, por exemplo,” disse.

Várias outras ações voltadas para a saúde já foram desenvolvidas nesta comunidade, como palestras sobre o tabagismo, gravidez com saúde e a auriculoterapia.

“Faço um tratamento de auriculoterapia que tem me ajudado desde que tive depressão. Isso me ajudou muito. O pessoal aqui também é muito atencioso. Agradeço muito a todos aqui do posto que me ajudaram em uma fase difícil da minha vida e me ajudam até hoje. Não só com os atendimentos, mas com essas palestras, dicas e cuidados que são dados pra gente,” ressaltou Maria Helena da Silva, moradora do bairro Norte.

Maria Lúcia Batista, paciente da mesma USF há 2 anos, fala que participa de todas as ações que são feitas na unidade e sempre põe em prática as orientações que ouve.

“Sempre estou aqui no posto de saúde participando de ações como essa. Participei das palestras sobre tabagismo. Depois disso, parei de fumar. Hoje, com essa palestra, com essas orientações e dicas da Drª Cristina, vou mudar. Vou tentar ter uma alimentação mais saudável,” falou.

O evento desta terça contou com a presença do Prefeito Joaquim Neto e a Coordenadora das Políticas e Estratégias de Saúde, Érika Ximenes, que prestigiaram a palestra ao lado da população.

“Levamos realmente uma lembrança daqui muito boa. É bom ver que a verdadeira saúde da família acontece na nossa gestão. Ver o grau de satisfação de atendimento daqui da unidade, não só da Drª Cristina, mas de toda sua equipe e todos que fazem parte do posto, é muito gratificante. Isso tudo é o resultado de um trabalho bem feito e de uma equipe unida. Todos estão de parabéns,” pontuou o Prefeito Joaquim Neto.

Last modified: 30 de abril de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content