Transporte Escolar: Secretaria de Educação intensifica fiscalização de rotas e manutenção da frota

9 de abril de 2019

Foto: SECOM Gravatá

Com o objetivo de manter o serviço do transporte escolar seguro e confortável para os estudantes da rede pública do município, a Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Educação, tem intensificado a fiscalização das rotas e a manutenção técnica da frota.

Atualmente, mais de 3 mil alunos das redes municipal e estadual de ensino utilizam o serviço, que é ofertado pela prefeitura e que atua em mais de 150 rotas nas zonas urbana e rural. Para atender a demanda, o município dispõe de 14 ônibus próprios e recebe o reforço de transportes alternativos contratados através de processo licitatório.

Anualmente, é realizado um georreferenciamento das rotas municipais, em que são analisados o quantitativo de alunos transportados e a quilometragem de cada percuso. Com as atualizações das mudanças desses dados de ano para ano, a secretaria se planeja para estabelecer o tipo de transporte que será disponibilizado para cada rota traçada. Em 2019, algumas mudanças já foram realizadas a partir da coletas desses dados, como por exemplo, em alguns pontos, micro ônibus foram substituídos por ônibus, devido ao aumento de alunos em determinadas regiões.

“Novas matrículas foram realizadas, alunos pediram transferências para outras unidades escolares. Além disso, algumas escolas da zona rural foram nucleadas, outras foram reativadas. São muitas variáveis que precisamos analisar para que sejam reorganizadas as rotas dos transportes. Tudo isso para garantir que nossos alunos tenham veículos confortáveis e seguros no trajeto escolar,” esclareceu Iris Dias, Secretária de Educação.

Uma nova medida tomada pela Secretaria de Educação para intensificar a fiscalização da existência de rotas realizadas pelos transportes escolares terceirizados foi a realização de visitas relâmpago. Profissionais da secretaria estão realizando o trajeto junto aos motoristas e estudantes de cada rota com o intuito de conversar com eles, com os pais e verificar as necessidades de melhorias em cada caso. Nesta segunda-feira (8), por exemplo, os funcionários fiscalizaram as rotas das áreas de Uruçu-Mirim, Mandacaru, Serra, Russinhas, Avencas e Várzea Grande.

As manutenções técnicas da frota própria do município também estão sendo efetuadas com mais frequência. Durante os dois recessos escolares, que acontecem no primeiro e segundo semestres do ano, os veículos passam por vistoria completa. No decorrer do ano letivo, eles recebem reparos sempre que necessário.

A valorização dos servidores que trabalham no transporte escolar também tem dado bons resultados. A cada 45 dias, é realizada uma reunião com os motoristas da frota própria e terceirizada. Nos encontros, são debatidas as dificuldades enfrentadas e são apontadas propostas de soluções. É a partir dessa troca entre a secretaria e os servidores que as medidas são tomadas. Na próxima reunião, que será realizada na terceira semana de abril, os motoristas receberão uniformes e crachás de identificação.

De 2017 até agora, a secretaria recuperou dois ônibus escolares e adquiriu mais três, somando aos 9 que já existiam na frota própria do município, o total dos 14 ônibus. Dois dos três ônibus que foram adquiridos nesse período são fruto da parceria entre a Prefeitura de Gravatá e o Ministério da Educação, através do programa Caminho da Escola. A partir deste programa, a prefeitura ainda espera a liberação de mais 10 ônibus para compor a frota atual.

A Secretaria de Educação reafirma o compromisso em oferecer qualidade no serviço ofertado e se coloca à disposição da população para sugestões, dúvidas e reclamações. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na Avenida Agamenon Magalhães, 43, Centro. A Prefeitura também dispõe de uma Ouvidoria, onde qualquer pessoa pode fazer reclamações ou solicitações através do fone 3563-9007.

Last modified: 9 de abril de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content