Tradição: fiéis confeccionam tapetes para celebrar o dia de Corpus Christi

31 de maio de 2018

Fotos: Anderson Souza- SECOM/Gravatá

O feriado de Corpus Christi é marcado por missas, procissões e pelos tradicionais tapetes coloridos que enfeitam ruas e igrejas.

Em Gravatá, fiéis confeccionam um tapete de mais 120 metros em frente à Igreja Nossa Senhora das Graças, uma tradição que deixa Márcia Maria da Conceição emocionada.

“É muito gratificante participar desse momento. Eu desenhei o símbolo do encontro de casais e da adoração, a gente faz isso tudo para Deus, tenho certeza que quando as pessoas passarem por aqui vão receber muitas bênçãos.” Afirmou a auxiliar administrativo.

Dona Maria da Paz Pereira faz parte da pastoral da Igreja, ela conta que chegou às 6 horas da manhã para ajudar na confecção do tapete.

“Nós usamos pó de serra para fazer o tapete. Aqui tem todas as pastorais desenhadas, além do corpo de cristo e mensagens da liturgia da igreja. É uma emoção muito grande, quando passamos por cima dele, sentimos a sensação de fé renovada. É uma experiência única” Destacou a fiel.

Na Igreja Nossa Senhora das Graças, a programação teve inicio às 13h com Adoração ao Santíssimo Sacramento. Ás 18h será celebrada uma missa pelo padre Adenilton Moisés , logo em seguida será realizada uma benção no Hospital Municipal e depois os fiéis devem sair em procissão com destino a igreja, onde será feita a benção do Santíssimo.

Na Igreja Matriz de Sant’Ana, terá missa em homenagem ao dia de Corpus Christi ás 18h e às 19h romaria de Frei Damião, com saída da Matriz até a Igreja de São Miguel no Riacho do Mel, onde os fieis vão participar da celebração com a bênção do Santíssimo.

As celebrações de Corpus Christi, cujo nome em latim significa “Corpo de Cristo”, teve origem em 1243, em Liége, na Bélgica. A data, um dos dez feriados nacionais brasileiros, é celebrada 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando os religiosos apontam que foi realizada a Última Ceia.

 

 

 

Last modified: 31 de maio de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *