Setembro Amarelo: Unidades Básicas de Saúde de Gravatá recebem ações de prevenção ao suicídio

12 de setembro de 2019

Fotos: Ricardo Labastier/ SECOM Gravatá

Nesta quinta-feira (12), mais uma importante ação em saúde foi realizada no distrito de Mandacaru. Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio, a Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Saúde, tem promovido diversas ações de conscientização e prevenção durante o mês, nas Unidades Básicas de Saúde – (UBS’s) da cidade, tanto da zona urbana, quanto da zona rural.


“A Atenção Básica tem o objetivo de manter as pessoas informadas para gerar uma qualidade de vida maior entre elas. A cada dia que passa, o índice de depressão aumenta. Não zona rural, isso não é diferente, então, é preciso trabalhar essa discussão em toda a cidade. Com ações realizadas pela Secretaria de Saúde podemos oferecer orientação e caminhos para melhorar a vida da comunidade,” enfatizou José Eudes, Subprefeito do distrito de Mandacaru.

 

“Soube desta ação e achei muito importante. Inclusive, adiei compromissos que tinha hoje pra participar dessa palestra, que ajuda demais a população. É preciso a gente aprender pra poder ajudar uns aos outros,” disse Maria Dulce, moradora do distrito há 42 anos.

Sob a temática “Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida”, profissionais da saúde, como médicos, psicólogos e enfermeiros, levam a temática através de palestra e debate para as comunidades.


“Começamos esta campanha do Setembro Amarelo desde o início do mês nas unidades e temos o intuito de prevenir o suicídio e alertar a população, voltando o olhar para esse tema que é uma realidade, mas que muitas vezes, fica esquecido. É preciso que as pessoas entendam como as enfermidades de cunho mental são sérias e que as políticas públicas também precisam prestar cuidados para com a comunidade nesse sentido também,” ressaltou Isis Baima,  Supervisora de Território da Secretaria de Saúde.


“Estamos dando ênfase a isso devido ao grande índice de pessoas que se suicidam, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Estima-se que, a cada 40 segundos, uma pessoa tire a sua vida e, no nosso país, essa é considerada a segunda maior causa de morte,” explicou Daniele Alves, médica da USB de Mandacaru.

A programação do Setembro Amarelo em Gravatá segue até o fim do mês em todas as UBS’s, sempre com início a partir das 8h30.

 

Confira a programação completa:

16/09

UBS Ricardo Valmir

 

17/09

UBS CAIC I e II

UBS Nielson Lucivânio

 

18/09

UBS Maria Gomes

UBS Avencas

 

19/09

PACS I e II

UBS Uruçu-Mirim

 

24/09

UBS Ana Caminha I e II

UBS Maria Auxiliadora

UBS Avencas

 

26/09

UBS Lagoa do Fernando

PACS I e II

UBS Auta Soares

Last modified: 13 de setembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content