Setembro Amarelo: Secretaria de Saúde promove mais uma ação de prevenção ao suicídio

17 de setembro de 2019

Fotos: Bruna Oliveira/ SECOM Gravatá

Nesta terça-feira (17), a Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma palestra ministrada pela psicóloga do Núcleo de Apoio à Família – (NASF), Ana Patrícia Cavalcanti, para as pessoas atendidas pela Unidade Básica de Saúde – (UBS) Maria Gomes de Araújo, localizada no Bairro Novo e conhecida como Posto III. A ação faz parte da programação da campanha Setembro Amarelo, destinada a atividades de conscientização e combate ao suicídio.


“É muito importante chamar a atenção e educar a população contra esse problema. Sabemos que a taxa de suicídio tem aumentado muito em Gravatá. Infelizmente, temos números bem significativos e, é por isso, que precisamos orientar as pessoas, os adultos, as mães que têm jovens em casa. Esse é o nosso objetivo, unir toda a comunidade em prol dessa causa tão importante, para que casos como esses sejam evitados,” explicou a psicóloga.


“Sabemos que a ocorrência de suicídio é muito alta e existem vários mitos e tabus sobre esse tema. Então, essa palestra passou para a população informações sobre os fatores de riscos, para que todos possam identificar um suicida ou pessoas que tenham essa tendência. O intuito é prevenir o problema,” acrescentou a enfermeira Fabiana Brito.

A zeladora Flávia dos Santos é atendida pelo grupo de apoio psicológico da unidade e disse o que achou do evento.


“Fiquei sabendo dessa palestra aqui mesmo, no Posto III. A iniciativa é muito boa e não só ajuda a mim, mas a muitas pessoas. É bom saber os sintomas e as ações que devem ser tomadas com as pessoas que sofrem de depressão, porque, às vezes, temos e não sabemos. Esse evento ajudou a gente a identificar o porquê, como começa e como agir contra o suicídio. É a primeira vez que assisto a uma palestra sobre esse assunto e achei importantíssimo,” enfatizou.

A programação do Setembro Amarelo em Gravatá tem proporcionado diversas ações de conscientização e prevenção durante todo o mês, nas UBS’s da cidade, tanto da zona urbana, quanto da zona rural.

Last modified: 17 de setembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content