Setembro Amarelo: Alunos da Escola Capitão José Primo de Oliveira realizam passeata em campanha contra o suicídio

25 de setembro de 2019

Fotos: Bruno Santanna/ SECOM Gravatá

Nesta quarta-feira (25), alunos da Escola Capitão José Primo de Oliveira realizaram uma passeata em alusão ao Setembro Amarelo. Com uma grande faixa contendo a mensagem “Educação se faz respeitando as pessoas”, cerca de 50 estudantes saíram pelas ruas do centro de Gravatá distribuindo abraços, panfletos e laços amarelos em campanha contra o suicídio.

“Hoje, espalhamos bilhetes de empatia pela cidade. Foi a primeira vez que participei de uma ação como essa e foi muito legal. Temos que falar coisas boas para as pessoas que possam estar deprimidas. Precisamos salvar vidas. Eu não conhecia nada sobre a campanha do Setembro Amarelo, mas, agora que sei, vou tentar sempre ajudar alguém que esteja precisando”, enfatizou a jovem Kauany Vitória, aluna do 7° Ano da instituição.

A iniciativa foi resultado de um projeto pedagógico que trabalhou o tema durante o mês de setembro na unidade de ensino. A professora Lúcia Mércia explicou o que motivou a escola a abordar o assunto entre os estudantes.

“Nós tivemos essa ideia por causa do alto índice de suicídio em todo o país, nos últimos anos. Trabalhamos essa temática, também, com as turmas da Educação de Jovens e Adultos – EJA e muitas histórias foram compartilhadas por eles. Então, essa foi a forma que encontramos de conscientizá-los sobre o problema. Com isso, pretendemos contribuir, não só com quem tem tendência ao suicídio, mas, também, com quem conhece ou convive com pessoas que enfrentam a depressão, para que suicídios sejam evitados”, pontuou.

Durante todo o mês, a Prefeitura de Gravatá tem desenvolvido atividades de conscientização sobre a campanha nas Unidades Básicas de Saúde, escolas, e em todas as instituições que prestam serviços de convivência no município. Nesta terça-feira (24), por exemplo, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS realizou um evento, que contou com palestras, dança, música, atividades recreativas, serviços de beleza e promoveu uma integração entre os pacientes, familiares e a equipe de profissionais do centro.

Last modified: 25 de setembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content