Semana Santa em Gravatá : Prefeito Joaquim Neto se reúne com órgãos públicos para planejamento da festa

25 de março de 2019

Fotos: Ricardo Labastier / SECOM Gravatá

Na manhã desta segunda-feira (25), o Prefeito Joaquim Neto, junto ao Vice-Prefeito Danilo Melo, esteve reunido em seu gabinete com representantes de diversos órgãos públicos a fim de planejar a programação da Semana Santa em Gravatá.

“Sempre realizamos reuniões como essa de hoje antes de grandes eventos na cidade. A Semana Santa está se aproximando e esta é, sem dúvida, uma festa que está entre as principais e mais conhecidas daqui de Gravatá. Nos reunimos com representantes dos órgãos do município responsáveis pela segurança, saúde e mobilidade, a fim de oferecer uma melhor experiência para aqueles que estarão em Gravatá durante os dias de programação, para que tanto os gravataenses, quanto os visitantes, possam aproveitar momentos de qualidade na nossa cidade,” registrou o prefeito.

Estiveram presentes representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, Civil e Militar, da Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Secretarias de Saúde, de Infraestrutura, de Imprensa, Turismo e Defesa Civil, do Detran, Ministério Público, Conselho Tutelar, da Compesa, Celpe, Via Ambiental e do Departamento de Estradas de Rodagem – (DER).

Dra. Fernanda Nóbrega, que responde pelo Ministério Público em Gravatá, afirma que ações que promovem a conscientização e a garantia dos direitos das crianças, adolescentes e idosos, durante eventos de grande porte como o da Semana Santa, são muito importantes e que não podem ficar de fora do planejamento da programação.

“Todos os órgãos aqui presentes trabalham para que a festa ocorra da melhor maneira possível. Estamos aqui, também, para garantir os direitos das crianças, adolescentes e idosos. Prevenir é muito importante. Então, ações de conscientização da população são essenciais para um evento tranquilo e seguro,” completou.

A Programação da Semana Santa será da quinta-feira (18) ao domingo (21) de abril, e contará com o tradicional espetáculo teatral da Paixão de Cristo e com shows no sábado (20), no pátio de eventos Chucre Mussa Zarzar, além de programação no Mercado Cultural. No dia 15 de abril será realizada uma nova reunião de fechamento para a divulgação oficial do evento.

Confira o que foi decidido na reunião desta segunda:

SEGURANÇA
A Polícia Civil trabalhará junto à Polícia Militar em ações de prevenção de crimes, oferecendo equipes de plantão especializadas no acolhimento de turistas, considerando o porte do evento e sua relevância na região. O policiamento também será reforçado durante os dias de festa.
O Corpo de Bombeiros promoverá a fiscalização dos estabelecimentos comerciais e ações preventivas de segurança. Também irá colaborar com a implantação de turnos de observação e viaturas de resgate.

TRÂNSITO
Em parceria com a Guarda Municipal, a Polícia Federal Rodoviária realizará alterações no trânsito da quinta-feira (18) ao domingo (21), na via local, inserindo uma mão-inglesa para a circulação dos carros e melhor fluxo no trânsito. A Polícia também fiscalizará as vias de acesso à cidade.
O Detran oferecerá reforço. Serão oferecidas 6 motos para atuação durante os dias e as noites de festa, além da presença de um caminhão-guincho para auxiliar em casos de irregularidades no estacionamento.

INFRAESTRUTURA
A Secretaria de Infraestrutura apoia o evento na intensificação da limpeza das ruas junto à empresa Via Ambiental, responsável pela limpeza urbana da cidade. Em parceria com a CELPE, a Secretaria também estará fiscalizando a iluminação pública e realizando possíveis reparos nos principais pontos da programação. Além disso, o saneamento básico também receberá atenção especial no que diz respeito à manutenção e melhor qualidade do serviço.

SAÚDE
A Secretaria de Saúde atuará através de uma estrutura de planejamento montada especialmente para a época. Dentre os serviços, estão a adição de uma ambulância extra localizada no Pátio de Eventos, oferecendo serviço de atendimento e pronto-socorro aos gravataenses e turistas com profissionais especializados, para possíveis casos de emergência. Também haverá reforço no Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa, com o aumento do número de enfermeiros e médicos de plantão.
Junto à Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Saúde irá realizar ações de conscientização e prevenção durante as festividades.
A Vigilância Sanitária fica responsável pela fiscalização de produtos comercializados durante a programação, observando questões como validade e conservação das bebidas e alimentos.

VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
A prefeitura, o Conselho Tutelar, o Ministério Público e a Secretaria de Saúde atuarão em conjunto para reforçar a campanha de proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de idade, assim como atuarão no cumprimento da determinação do uso de garrafas que não sejam de vidro para evitar acidentes.

Last modified: 25 de março de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content