Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 contou com pré-conferências em Russinhas e Avencas nesta sexta (23)

26 de agosto de 2019

Foto: Bruna Oliveira/SECOM Gravatá

A programação desta sexta-feira (23) da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 contou com duas pré-conferências que antecedem a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será realizada no dia 20 de setembro em Gravatá. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social, as pré-conferências aconteceram nos distritos de Russinhas e Avencas.

“Para nós, é um grande motivo de alegria poder voltar aos distritos e ver as comunidades refletindo, analisando e propondo melhorias significativas para a qualidade do atendimento à pessoa com deficiência do município. O intuito das pré-conferências, durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, é fazer com que toda a sociedade se empodere e elabore, de forma participativa e ativa, as políticas públicas que nortearão nos próximos anos a administração pública, quanto aos processos de inclusão social da pessoa com deficiência. Essa é a marca da gestão do Prefeito Joaquim Neto, escutar os anseios das pessoas e buscar bons resultados”, explicou Fernando Júnior, Secretário Executivo de Assistência Social.

Durante a Semana da Pessoa com Deficiência, cinco pré-conferências estão sendo realizadas. Nelas, são eleitos os delegados, que são aqueles que irão representar os distritos na conferência municipal, tendo o poder de voto na hora de escolher as melhores propostas apresentadas.

Maria Rosa é moradora do distrito de Avencas e fez questão de participar da pré-conferencia para ficar por dentro do que está sendo proposto pela população.

“Pra mim, essa pré-conferência foi ótima e bem produtiva. Tenho um neto de sete anos com autismo e vim participar com o objetivo de buscar melhorias e de ouvir as propostas que estão dando pra o nosso distrito”, registrou.

Ana Paula é professora da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola José Batista de Melo, no distrito de Avencas, e levou algumas propostas dos pais de alunos e dos demais professores da instituição.

“Meu grupo propôs que sejam construídos um parque e uma quadra no distrito adaptados para os estudantes com deficiência. Essa pré-conferência foi muito proveitosa. Os pais se fizeram presentes e participaram ativamente. É muito importante ouvir a comunidade e avaliar as suas necessidades”,enfatizou.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela Lei Federal N°13.585 de 26 de dezembro de 2017, acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. Sob a temática para o ano de 2019 “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, o objetivo é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para a inclusão. A iniciativa é uma realização dos estados e dos municípios, em parceria com a Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (APAES).

Na tarde desta segunda-feira (26), a programação segue com uma palestra “Superação e Autonomia”, na Escola Amenayde Farias do Rego Barros.

Confira a programação completa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019:

21/08 Abertura do evento seguida de palestra.
Local: Sede da Associação Musical XV de Novembro
Horário: 14h

22/08 – Pré-conferência
8h em Uruçu-Mirim
14h em Mandacaru

23/08 – Pré-conferência
8h em Avencas
14h em Russinhas

26/08 – Palestra “Superação e Autonomia”
14h na Escola Amenayde Farias do Rego Barros

27/08 – Pré-conferência da Zona Urbana
14h no CAIC

28/08 – Palestra sobre transtorno global do desenvolvimento
14h no CAIC.

Last modified: 26 de agosto de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content