Semana do Meio Ambiente: Professores da zona rural de Gravatá participam de palestra socioambiental nesta quinta (06)

6 de junho de 2019

Fotos: Bruna Oliveira/ SECOM Gravatá

Na manhã desta quinta-feira (06), os professores das escolas municipais da zona rural participaram de uma palestra do Projeto “Cumade Fulozinha”, realizada no auditório Professora Sandra Belarmino, no prédio da Secretaria de Educação. Na ocasião, os profissionais discutiram sobre suas práticas de ensino quanto ao desenvolvimento do sentimento de valorização da história, ecologia, biossistemas, economia e cultura de Gravatá em sala de aula.

“O principal objetivo do projeto, idealizado pelas Secretaria de Meio Ambiente e de Educação, é preservar o espaço natural, através de palestras e atividades educativas desenvolvidas nas escolas da rede municipal de ensino, ao lado de estudantes e professores, fazendo referência à figura folclórica de ‘Cumade Fulozinha’, considerada a protetora das matas. Além disso, propomos a divulgação e a valorização da cultura, da história e da natureza da cidade. Dessa forma, procuramos estimular o orgulho de ser gravataense. É muito bom poder trazer o projeto para os educadores do campo durante a Semana do Meio Ambiente,” explica Mário Alves, palestrante do evento e Supervisor Ambiental do Município.

“Agora que estamos inseridos nesse projeto, ele entrará em vigor também nas escolas do campo. Envolvendo atividades lúdicas, ele permite que os alunos aprendam sobre as questões ambientais de forma significativa,” disse Lilian Viviane, responsável pela Coordenação Pedagógica do Campo.

 

Sandra Catolé, professora da Escola Ana Camilo, localizada no sítio Olho D’água dos Mocós, comentou sobre a palestra e o projeto.

“É muito interessante saber mais sobre o Projeto “Cumade Fulozinha”. O nome é bem sugestivo, afinal, é importante desmistificar a figura negativa da personagem Cumade Fulozinha e mostrar a sua verdadeira face, que é a de proteger a natureza, segundo a lenda. Esta é uma forma muito eficiente de trazer as crianças para a discussão sobre a cultura local e a preservação do meio ambiente,” registra.

O evento fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e pela Secretaria de Educação. Com início no dia 31 de maio, a semana segue até essa sexta-feira (07). A iniciativa faz referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de maio e tem o propóstito de realizar diversas atividades socioambientais, durante toda a semana, entre estudantes e professores da rede municipal de ensino de Gravatá, com o intuito de desenvolver atitudes de preservação da natureza.

Last modified: 6 de junho de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content