Semana do Meio Ambiente: Alunos da Escola Amenayde Farias produzem narrativas sobre a preservação na natureza

7 de junho de 2019

Fotos: Ricardo Labastier / SECOM Gravatá

A programação da Semana do Meio Ambiente desta sexta-feira (07) aconteceu na Escola Amenayde Farias do Rego Barros. No evento, os estudantes do 9º Ano apresentaram livretos que foram produzidos pelos próprios jovens e que contém narrativas que fazem refletir sobre a necessidade da preservação da natureza.

As produções textuais foram resultado do projeto pedagógico desenvolvido pelo professor de Língua Portuguesa e Noções de Turismo, Paulo Fernando, que organizou durante as duas últimas semanas atividades que envolveram escrita, folclore e meio ambiente.

“Toda a escola esteve envolvida nesse projeto. De uma forma interdisciplinar, nós podemos desenvolver as competências de escrita dos alunos, na produção de contos, ao mesmo tempo em que trouxemos a discussão crítica sobre a necessidade da preservação do meio ambiente, tema que está sendo debatido durante toda essa semana. A turma do 9º Ano produziu narrativas em que a personagem lendária “Cumade Fulozinha,” conhecida por ser a protetora das matas, é a protagonista. Trabalhar com esse tema e com essas disciplinas ajudou na desenvoltura da produção textual dos estudantes e na conscientização da preservação do espaço natural,” falou o professor Paulo Fernando.

Durante as leituras dos textos, o público pôde participar, ao criar, de forma interativa, um novo final para as histórias. Sobre as mesmas temáticas trabalhadas no 9º Ano, os alunos do 6º Ano produziram histórias em quadrinhos, enquanto que os do 8º produziram cartazes que desmistificaram a visão negativa que geralmente se tem sobre a lenda de “Cumade Fulozinha”, ressignificando a personagem como um símbolo da preservação ambiental.

“A Semana do Meio Ambiente está sendo vivenciada em todas as escolas da rede municipal de ensino. Queremos conscientizar nossas crianças e jovens sobre a importância da preservação dos elementos naturais. Para construirmos uma população mais consciente, devemos começar pela escola. Os alunos estão usando bastante a criatividade para fazer os trabalhos e, sem dúvidas, estamos descobrindo novos talentos. Estaremos sempre aqui para incentivá-los em seus projetos,” disse o Supervisor Ambiental do município, Mário Alves, que estava presente no evento.

A Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e pela Secretaria de Educação, teve início no dia 31 de maio, a semana segue até a segunda-feira (10). A iniciativa faz referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho e tem o propósito de realizar diversas atividades socioambientais, durante toda a semana, entre estudantes e professores da rede municipal de ensino de Gravatá, com o intuito de desenvolver atitudes de preservação ambiental.

Last modified: 10 de junho de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content