Semana da Pessoa com Deficiência encerra com palestra e atividades culturais

27 de agosto de 2018

Fotos: Anderson Souza/SECOM Gravatá

O último dia da Semana da Pessoa com Deficiência de Gravatá foi marcado por várias atividades. Pela manhã, o público recebeu uma palestra pra lá de interessante. Sob o tema “Tecnologias Assistivas”, Sérgio Mayome, Presidente do Instituto Hands Free, apresentou um projeto que desenvolve tecnologia assistiva para pessoas com deficiência física.

Este tipo de tecnologia, promovida pelo instituto, é voltada para pessoas que apresentam limitações na movimentação das mãos e dos braços, sejam estas limitações causadas por amputação dos membros, ou por tetraplegia, por exemplo. Nestes casos, a tecnologia permite que estas pessoas utilizem equipamentos, como computador, tablet e celular, unicamente através do movimento da cabeça.

O nome do equipamento que permite esta façanha é o “hands free”, expressão inglesa que em português significa “mãos livres”.

“O hands free tem um sensor que detecta o movimento da cabeça do usuário e o transforma no movimento do mouse. Hoje, temos engenheiros com deficiência na mobilidade das mãos que fazem plantas em 3D, utilizando este equipamento como ferramenta. Temos o objetivo de fazer uma parceria com a Prefeitura de Gravatá e trazer este projeto para o município.” Explicou Sérgio

No período da tarde, alunos da rede municipal de ensino deram um verdadeiro show de inclusão social. Com dança, música e apresentações em libras, os estudantes emocionaram o público presente na Quadra do CAIC.

“Foi muito bonito! Me sinto feliz e com a sensação de dever cumprido e com a certeza que isso é só o início de um grande trabalho que o Prefeito Joaquim e todos nós estamos fazendo. Foi uma semana de muitas experiências e chegamos hoje com a certeza que vamos fazer bem melhor.” Disse Ana Lourdes de Andrade, Secretária de Assistência Social e Juventude.

Conceição Silva, Coordenadora do Centro de Inclusão de Gravatá – (CIG) e mãe de criança com deficiência comemorou o resultado da ação. “Essa foi uma semana muito produtiva e repleta de amor. Trocamos vivências, discutimos sobre as necessidades e conhecemos novas tecnologias. Estamos extasiados e prontos para avançar muito mais.”

Last modified: 27 de agosto de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content