Segurança no trabalho: Agentes de limpeza urbana participam da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – (SIPAT)

23 de setembro de 2019

Fotos: Bruno Santana/ SECOM Gravatá

De 23 a 27 de setembro, os agentes de limpeza do município de Gravatá participam da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – (SIPAT). Em parceria com a Prefeitura de Gravatá, o evento é uma realização da Via Ambiental, empresa responsável pela limpeza urbana do município. O objetivo é promover uma formação à equipe, através de palestras, de forma a evitar acidentes de trabalho na realização das atividades. Além disso, durante a SIPAT, que acontece na própria sede da empresa, no bairro do Salgadão, são oferecidos cuidados para com a saúde dos servidores, como avaliação de peso, aferição de pressão, teste de glicose e exercícios de postura.

“Buscamos promover a segurança do trabalho para os agentes de limpeza de forma constante. Todos os dias, antes de saírem pra o trabalho, temos um diálogo pra orientar nossos funcionários e essa semana serve pra reforçar ainda mais essa preocupação. Esse também é um momento de confraternização, em que estamos promovendo sorteios de brindes, brincadeiras, através de uma interação bem descontraída, que estimula e demonstra nossa gratidão a esses servidores”, explicou o Presidente da Via Ambiental, Romero Leão.

Marina Maria da Silva, que é agente de limpeza há dois anos, fala sobre a alegria que tem ao realizar suas atividades diárias e agradece pela valorização.

“Tenho muito orgulho da minha profissão. Vou para as ruas com um sorriso no rosto e faço meu serviço ouvindo uma musiquinha, cantando, porque, quando a gente faz as coisas com alegria, elas saem muito melhores. Eu me sinto muito feliz em fazer parte dessa equipe. Eles nos tratam muito bem e dão valor pelo que fazemos. Fomos até homenageados no desfile cívico desse ano”, enfatizou.

O Secretário de Infraestrutura, Euclides Gomes, parabenizou a empresa pela organização do evento e reforçou o compromisso e parceria da prefeitura com os agentes.

“Promover uma semana de conhecimento e ensinar como prevenir acidentes de trabalho é pensar no bem da equipe e valorizar os profissionais. Diariamente, eles enfrentam riscos no trabalho e toda a atenção é necessária. É preciso, também, que a população colabore, que não descarte vidro e materiais cortantes no lixo comum, sem que haja uma proteção, que separe os materiais. São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença”, pontuou.

Atualmente, o município conta com 110 agentes de limpeza que atuam na coleta de resíduos, varrição, capinação, entre outros serviços de limpeza urbana. A SIPAT é organizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – (CIPA) em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – (SESMT). É regida pela Lei nº 6.514 de 22 de dezembro de 1977 e regulamentada pelo Ministério do Trabalho.

Confira a programação completa da SIPAT em Gravatá:

Segunda (23)
Abertura da SITAP com Campanha de Vacinação e palestras promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde;

Terça (24)
Palestra sobre Segurança no trânsito, promovida pela Guarda Municipal de Gravatá;

Quarta (25)
Palestra sobre Saúde do trabalhador com nutricionista, enfermeira e fisioterapeuta. Avaliação de peso, aferição de pressão, teste de glicose e exercícios de postura;

Quinta (26)
Palestra sobre acidentes de trabalho e como evitá-los;

Sexta (27)
Encerramento do evento com sorteios de brindes.

Last modified: 23 de setembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content