Secretário de Turismo recebe superintendente da CBTU em Gravatá e fortalece parceria para a realização do passeio de trem turístico

13 de fevereiro de 2021

Durante o encontro, a equipe da CBTU realizou vistoria da ferrovia
no trecho entre o distrito de Russinhas e o pontilhão Cascavel

 

O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Júnior Darita, recebeu, o superintendente da CBTU Recife, Carlos Ferreira, acompanhado de equipe técnica do órgão para fazer um primeiro reconhecimento do equipamento da linha férrea, no trecho entre o distrito e Russinhas e o pontilhão Cascavel.

O objetivo do encontro foi fortalecer a parceria entre a Prefeitura de Gravatá com o órgão responsável pela malha ferroviária no estado, a CBTU. Os representantes da companhia demonstraram interesse em seguir com o projeto do trem turístico no município.

A equipe da CBTU, composta por engenheiros, vistoriou a linha férrea, o pontilhão Cascavel, dois dos 14 túneis do trajeto, bem como as bases da estação de Russinhas e do ponto de apoio da localidade Cascavel. Entusiasmados com o projeto que, eles destacaram que após a conclusão, contribuirá com a economia e fortalecerá o turismo de Gravatá e região.

No encontro, além da equipe da Prefeitura, estiveram presentes, também, a ONG Amigos do Trem, o subprefeito de Russinhas, Ozeais da Silva e a líder comunitária Bel de Russinhas. A ONG ofereceu passeio de trole à equipe, o que possibilitou um reconhecimento mais profundo do equipamento.

O superintendente da CBTU de Pernambuco, Carlos Ferreira demonstrou interesse no projeto do passeio turístico de trem na cidade. “Parabenizo o prefeito de Gravatá e o secretário de Turismo, Darita, por essa iniciativa de restabelecer o passeio de trem aqui na Serra das Russas. Essa via que é histórica, desde 1898. Trouxe a equipe para vistoriar a via e vamos fazer o máximo possível para fazer esse passeio de trem acontecer”, enfatizou

Representando a ONG Amigos do Trem, Ariston Marcelino acredita na realização do projeto que vai fomentar ainda mais o turismo em Gravatá. “Há quase três anos a gente atua contribuindo na limpeza e conservação da via. E estamos felizes porque sabemos que com esse apoio da prefeitura e da CBTU, o projeto vai impactar todos os moradores da cidade e de Russinhas e estamos esperançosos com esse avanço”, destaca.

Moradora do distrito de Russinhas, Bel de Russinhas, que recepciona os turistas fala que esse projeto é um sonho antigo. “Para todos nós que moramos em Russinhas é muito importante, pois só o fato de resgatar a nossa história é algo que vai trazer benefício para todos. Eu sempre quis passar para meus filhos e vizinhos a bela história que tem essa ferrovia. O turismo vai contribuir com a nossa renda, que atualmente a principal fonte é a agricultura. Esse projeto vai abrir muitas oportunidades para todos. É um sonho antigo de nossa comunidade”, ressalta.

“Essa parceria com a CBTU é de extrema importância para o turismo de Gravatá, do Nordeste e do Brasil, pois iremos fazer que o passeio de trem aconteça. Respeitando as necessidades sociais das comunidades que precisam ser corrigidas, para que depois possamos iniciar esse projeto”, disse o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Junior Darita.

 

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Last modified: 13 de fevereiro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content