Secretarias Municipais de Gravatá recebem novos computadores

6 de janeiro de 2021

 

Alguns serviços estavam suspensos pela falta do aparelho eletrônico nos setores que atendem a população

O terceiro dia útil da nova gestão municipal de Gravatá foi marcado pela entrega de computadores em prédios onde funcionam atendimentos à população. A ação faz parte de um Plano Emergencial Tecnologia da Informação, promovido pela Coordenação de T.I. da prefeitura.

O primeiro equipamento que recebeu as máquinas, logo na manhã desta quarta-feira (06), foi o prédio onde funciona a Secretaria de Administração e Finanças, localizado na Praça Matriz Sant’Ana, no centro de Gravatá.


De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação da prefeitura, Janael Martins, “os PCs da gestão anterior eram alugados e, com o fim do mandato, os computadores foram recolhidos dos prédios da prefeitura”. Ele completa que “além disso, todos os usuários que estavam cadastrados no sistema foram apagados e tivemos que recadastrar todos novamente para que a volta do atendimento ao público acontecesse o quanto antes”.

A Secretaria de Turismo de Gravatá, que ocupa o segundo andar do mesmo prédio, também foi contemplada com os novos computadores. A entrega foi acompanhada pelo prefeito do município, Padre Joselito Gomes, e pelo vice-prefeito Júnior Darita, que acumula o cargo de secretário de turismo.


O Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa, que fica no bairro do Prado, também foi contemplado com o plano emergencial de T.I. A Secretaria de Saúde de Gravatá destinou os primeiros computadores para setores como raio-X e SAMU pela urgência da demanda deles, além do espaço voltado para atendimento de exames para COVID-19.

O prefeito Padre Joselito elogiou a rapidez de resposta da coordenação de T.I. em resolver a ausência das máquinas que hoje são primordiais para o bom funcionamento do serviço público. “Eu acredito que o trabalho vai acontecer e a população será beneficiada, porque o pedido número um, sempre, é a saúde. A qualidade do serviço será essencial na nossa gestão, como foi comprovada hoje com essa ação emergencial”.

Herança da gestão passada

Embora a entrega dos computadores fosse o objetivo da visita dos gestores municipais aos prédios da Secretaria de Administração e Finanças e ao hospital municipal, alguns problemas foram relatados pelos funcionários dos dois locais.

Na secretaria de finanças, além da ausência de atendimento ao público pela falta dos computadores, foram encontrados fios do cabeamento de telefonia e internet rompidos, o que tem atrapalhado a comunicação dos contribuintes com o setor que é responsável por serviços como IPTU, ITBI e ISS.

Já no Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa, o SAMU e o raio-X enfrentam dificuldades nesse início de gestão.

De acordo com Osmir Alves, coordenador do SAMU de Gravatá, “nossa maior dificuldade no momento é referente aos dados dos usuários, porque ficamos sem acesso ao sistema. Isso aconteceu por causa do bloqueio por login e senha para entrar no banco de dados”.

Outra dificuldade relatada foi no raio-X, onde não tinha computador para emitir os laudos, além da impressora e da processadora quebradas.


Serviço:

Secretaria de Administração e Finanças de Gravatá
Rua Rui Barbosa, 150, Centro
Atendimento de segunda a sexta
Das 7h às 13h

Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa
Rua Joaquim Souto, S/N, Prado
Atendimento de urgência e emergência 24h

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Last modified: 6 de janeiro de 2021

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