Secretaria de Saúde realiza Pré-Conferência da Saúde da Mulher no bairro Maria Auxiliadora

12 de março de 2019

Fotos: SECOM / Gravatá

A Secretaria de Saúde promoveu na manhã desta terça-feira (12) uma Pré-conferência da Saúde da Mulher no prédio da Associação Casa de Apoio à Mulher, localizado no bairro Maria Auxiliadora.

O objetivo do encontro foi reunir as representantes do Conselho Municipal da Casa da Mulher para discutirem as políticas públicas propostas pelo município voltadas para a saúde da mulher e que serão apresentadas nas conferências regional e estadual.

André Carvalho, representante do Conselho Municipal de Saúde, disse que nesse ano ainda serão realizadas outras pré-conferências sob diversas temáticas.

“Na pré-conferência de hoje, ouvimos e registramos as sugestões de todos os presentes. Logo depois, vamos digitalizar o material e enviar para os organizadores da conferência estadual. Nesse ano, resolvemos fazer pré-conferências para proporcionar um melhor entendimento da população quanto aos seus direitos. Hoje foi a da mulher, mas teremos as pré-conferências do trabalhador rural, do idoso, da pessoa com deficiência e da comunidade LGBT,” esclareceu.

Durante o evento, a eleição para escolher as cinco novas delegadas, para compor o conselho que representará o município na conferência regional foi realizada. Os delegados de uma conferência são assim chamados, porque a eles é delegado o poder de voto na conferência, na hora de escolher as políticas públicas e os prazos de metas para as suas execuções. As delegadas eleitas nesta terça que representarão o município foram Ferreira da Silva, Severina Luiza da Silva, Isabelle Crislaine Bezerra da Silva, Elizângela Maciel Coelho e Vilma Cláudia dos Santos.

Severina Luiza diz que está feliz em fazer parte desse conselho, pois se sente como uma ponte entre a comunidade e o município.

“Acho muito importante o conselho, pois ele funciona como uma representação da comunidade. Nós conselheiros somos com uma ponte entre a sociedade e os gestores públicos. Sempre fiz parte de conselhos municipais e estou muito feliz em fazer parte desse também,” comentou.

Bernadete Barbosa, Presidente da Casa da Mulher de Gravatá, explica que esse encontro é muito bom para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento das conferências regional e estadual.

“Esse encontro foi muito bom, pois tira as dúvidas das pessoas. Aqui é o momento de questionar, perguntar e sugerir, para que quando chegar a conferência estadual, nossas propostas possam ser atendidas,” pontuou.

Sem datas ainda definidas, a conferência regional acontecerá no município de Garanhuns e a estadual, em Recife. O intuito é que representantes de todos os municípios construam de forma democrática planos e estratégias para o levantamento e cumprimento de políticas públicas que gerem melhorias para os programas de saúde voltados para o público feminino.

 

Last modified: 12 de março de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content