Secretaria de Saúde divulga balanço de atendimentos e ações realizadas durante o Carnaval 2020 em Gravatá

27 de fevereiro de 2020

Foto: Bruno Santana / SECOM Gravatá

A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Saúde, emitiu um relatório nesta quinta-feira (27) com os dados de um balanço geral sobre os atendimentos médicos e ações realizadas durante o Carnaval 2020, na cidade. Além da distribuição de 16 mil preservativos masculinos entre os foliões, a secretaria comemora a eficiência e os baixos índices de atendimentos de emergência durante as festas.

“Nosso planejamento garantiu ao folião a assistência necessária durante todo o evento, sem deixar de prestar atendimento ao cidadão que estava em casa e precisou dos serviços de saúde. Fizemos um balanço muito positivo, já que tivemos um Carnaval bem tranquilo e, graças a Deus, fechamos o período sem nenhum óbito na rede”, comemorou o Secretário de Saúde, Luiz Ribamar Melo.

Dentre os dados apontados pelo documento estão a realização de mais de 600 exames laboratoriais e 174 exames de raios X, além de outros atendimentos no Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa, que realizou estes e outros procedimentos de rotina durante todo esse período, independentemente da logística montada para atender os possíveis casos específicos de emergência devido à festa de Carnaval. Além de não ter sido registrado nenhum óbito durante as festividades, o número de atendimentos em urgência nos diferentes polos na cidade foram mínimos em comparação ao grande fluxo de pessoas no município, chegando apenas ao número de 53 casos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve presente em todos os dias de folia com uma equipe plantonista próxima a locais de maior aglomeração, como a Rua do Norte, o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, o Mercado Municipal e os blocos. As ambulâncias foram distribuídas estrategicamente com o objetivo de otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o atendimento, verificando a necessidade ou não de encaminhamento hospitalar.

A Vigilância Sanitária também atuou nos dias de folia, fiscalizando os principais estabelecimentos gastronômicos da cidade e as barraquinhas onde estavam sendo comercializados bebida e produtos alimentícios. Ao todo, 62 inspeções educativas e preventivas foram feitas, notificando apenas 4 pontos comerciais. Nos polos da festa, também foram montadas tendas para atendimento emergencial, de orientações e prevenção.

Last modified: 27 de fevereiro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content