Secretaria de Educação promove formação continuada para profissionais da educação nesta segunda (29)

29 de julho de 2019

Foto: Ricardo Labastier/SECOM Gravatá

A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Educação, promoveu na manhã desta segunda-feira (29), uma formação continuada para profissionais da educação da rede municipal de ensino. Sob a temática “Gestão em Foco – Diálogos da Educação”, o evento aconteceu no Hotel Canarius e contou com a participação de professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, merendeiras e motoristas do transporte escolar.

Ao todo, cerca de 530 servidores participaram da capacitação. O Prefeito Joaquim Neto fez a abertura oficial do envento, ao lado da Secretária De Educação, Íris Dias, da Assessora Técnica da secretaria, Cátia Cardoso, do Secretário do Tribunal de Contas da União de Pernambuco, Evaldo Araújo, da Promotora do Ministério Público, Fernanda da Nóbrega, da Diretora Geral do Parque Karawa-tã, Adriana Moreira e da representante do Sindicado do Professores de Gravatá (SIPROG), a professora Roseane Silva.

“Quando terminamos o semestre, é importante fazer uma avaliação para que os profissionais olhem para si mesmos e analisem os desafios já enfrentados e o que ainda está por vir no semestre seguinte. Aqui, todos têm a oportunidade de continuar aprendendo para proporcionar cada vez mais qualidade no ensino e nos serviços que envolvem toda a rede de educação”, pontuou o prefeito.

Logo após a abertura, um café da manhã foi servido aos presentes. Em seguida, cada categoria se reuniu em grupos específicos para a realização de palestras com temáticas relacionadas às suas respectivas áreas de atuação. Os gestores escolares e coordenadores pedagógicos discutiram o tema “Passos para uma boa governança”. Para os professores, a temática foi “Desafios do Professor: desafios, obrigações e estratégias para o sucesso em sala de aula”. Já os motoristas do transporte escolar participaram da palestra “O serviço do transporte escolar e noções de segurança no trabalho”, enquanto que as merendeiras discutiram sobre a “Importância da merendeira e do alimento saudável”.

Juciele Almeida é motorista escolar há mais de 12 anos, tranportando os estudantes do sítio Lagoa do Fernando. Ela participou pela primeira vez de uma formação e falou sobre a experiência.

“O motorista enfrenta diversas dificuldades, como todo mundo. Mas aqui, estamos nos sentindo acolhidos e valorizados, buscando soluções para as batalhas diárias. Além disso, estamos tirando nossas dúvidas sobre direção e sobre nossos direitos”.

Outra participante foi a professora de Educação Física Rejane Magali, que atua nas escolas João Paulo I, em Mandacaru e na Edgar Nunes Batista, no centro da cidade.

“Discutir sobre temas como esses é importante, pois isso renova o nosso conhecimento. Vários professores não sabem das mudanças que vêm acontecendo na área do ensino e precisam se renovar. Esta foi uma grande oportunidade que todos tivemos para nos mantermos atualizados”, registrou.

 

“Esse foi um momento coletivo em que a Secretaria de Educação proporcionou a esses  profissionais, para se sentirem ainda mais capacitados e motivados para o retorno das aulas. Nosso intuito foi que cada servidor, se abrisse, refletisse e pensasse sobre o profissional que ele é. A escola é um lugar sagrado, onde é necessário que todos estejam atentos às vidas que estão por lá. Por isso, capacitação nunca é demais,” ressaltou a Secretária de Educação.

Last modified: 29 de julho de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content