Secretaria de Educação promove capacitação sobre ensino de Ciências e robótica para professores da rede municipal

24 de setembro de 2019

Fotos: Ricardo Labastier / SECOM Gravatá

A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou mais um curso de capacitação sobre práticas de ensino de Ciências e de robótica para os professores da rede municipal de ensino, que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O curso foi ministrado nesta segunda-feira (23) e terça (24), no laboratório da Biblioteca Municipal, que após passar por reforma, agora, dispõe de um espaço moderno e equipado para aulas práticas.

“Sou professora do município há 19 anos e nunca participei de uma capacitação tão completa como essa. É muito importante essa formação, porque nós aprimoramos nosso conhecimento e poderemos levar isso pra os nossos alunos. Já estou agendando algumas datas pra trazer as turmas para ter aulas práticas aqui na biblioteca. Tenho certeza de que esse espaço será muito bem utilizado e trará muito aprendizado”, destacou Josinete Oliveira, professora da Escola Edgar Nunes Batista.

Alderi Cavalcanti, assessor pedagógico que eministrou a formação, elogiou a estrutura do laboratório e destacou a importância da realização das aulas práticas.

“Esse laboratório está equipado pra aulas práticas de ciências biológicas, química e física. Aqui dá pra reproduzir atividades práticas com os alunos de uma forma lúdica e que chama a atenção do jovem, ao desenvolver o interesse pela ciência”, enfatizou.

Maria Cardoso, professora da Escola Municipal da Serra, contou que utilizava utensílios domésticos para dar exemplos práticos às suas turmas, mas, as aulas no laboratório irão mudar a sua prática a partir de agora.

“Nós temos a oportunidade de trazer nossos alunos pra aprenderem na prática o que é a ciência. Esse espaço nos dá estrutura pra fazer experiências com equipamentos adequados, como dosador e instrumentos de laboratório, simulando o que tem no livro. Assim, geramos uma associação direta entre a teoria e a prática, ao colocar a mão na massa. O ensino lúdico fica melhor e os estudantes aprendem muito mais”, pontuou.

Esta é a segunda capacitação que os professores de Ciências das escolas municipais estão recebendo neste mês. De acordo com o calendário elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, com a programação de formação continuada, novos encontros serão realizados com os educadores, estimulando o ensino lúdico e as aulas de campo.

O laboratório fica localizado nas dependências da Biblioteca Municipal, localizada na Avenida Joaquim Didier, 261, no bairro do Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. O agendamento do laboratório para aulas práticas é realizado na recepção e quaisquer escolas das redes municipal, estadual ou privada podem reservar o espaço.

Last modified: 24 de setembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content