Secretaria de Assistência Social realizará IV Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa

11 de março de 2019

Foto: SECOM Gravatá

Nos dias 13 e 14 de março, será realizada a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento acontecerá no espaço que a Secretaria de Assistência Social possui na escola do CAIC. Os principais temas refletidos nesta edição serão: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI” e “O Papel nas Políticas Públicas”.

No dia 13, a conferência terá início às 13h e será aberta com a apresentação de crianças, jovens e idosos. Também haverá a leitura do regimento e uma palestra magna. No segundo dia, a conferência começará às 8h, contendo palestras, formações de grupos e informações sobre as políticas públicas e os fundos de financiamento. Além disso, serão selecionados quatro delegados para participarem das conferências estadual e nacional.

As conferências acontecem a cada dois anos e estão previstas por lei federal. O prefeito Joaquim Neto e a Secretaria de Assistência Social estão empenhados em tecer propostas para uma política que abranja os direitos dos idosos, cumprindo o prazo que a lei estimula para a realização das conferências.

Estão sendo aguardados cerca de 200 idosos para esta edição, incluindo os cidadãos dos distritos. Em fevereiro, foram realizadas as pré-conferências. Cada uma delas foi organizada em uma semana distinta do mês. O primeiro distrito a receber o evento foi Mandacaru, em seguida Uruçu-Mirim, depois Russinhas e, por fim, Avencas. No dia 7 de março, foi feita a Pré-Conferência em Gravatá no Auditório Sandra Belarmino.

A edição deste ano irá abordar quatro eixos, entre eles: “Direitos Fundamentais na Construção e Efetivação das Políticas Públicas”; “Educação: Assegurando Direitos e Emancipação Humana”; “Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa”; “Conselhos de Direitos, Seu Papel na Efetivação do Controle Social da Geração e Implementação das Políticas Públicas”. Cada eixo trará palestras e debates. Depois das palestras, os participantes formarão quatro grupos para o desenvolvimento de propostas que serão levadas ao Plenário.

O público da conferência é formado pelas entidades municipais que trabalham com idosos, como o Abrigo dos Velhinhos, o Lar de Amparo dos Idosos e a Conferência de São Vicente de Paulo. O Centro de Convivência do Idoso e o Programa Viver Bem Mais também terão sua participação. O evento também é aberto ao público idoso da região. A inscrição pode ser realizada no CRAS em que o interessado for cadastrado. Nesta segunda-feira (11), serão enviadas aproximadamente 30 formulários de inscrição para cada CRAS da cidade.

Durante a conferência municipal, serão escolhidos quatro delegados para representar o município na conferência estadual e, no próximo semestre, participarão da conferência nacional.

O Secretário Executivo de Assistência Social, Fernando Júnior, falou sobre os benefícios que o evento traz para os idosos do município e a importância de participar desta conferência.

“A conferência deste ano irá discutir temas muito interessantes e necessários acerca dos direitos e papéis dos idosos. No ano de 2017, Joaquim Neto junto à Secretaria de Assistência Social, reativou o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, trazendo de volta a atenção para este grupo tão importante para o município”.

Last modified: 11 de março de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content