Secretaria de Assistência Social realiza pré-conferências municipais da Terceira Idade

8 de fevereiro de 2019

A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Assistência Social, está promovendo durante o mês de fevereiro pré-conferências nos distritos e na zona urbana com o objetivo de organizar a 4ª Conferência Municipal da Terceira Idade, que acontecerá nos dias 13 e 14 de março no auditório do CAIC.

Durante os encontros, estão sendo escolhidos os representantes de cada comunidade, bem como, estão sendo postas em pauta as necessidades dos grupos para serem colocadas em discussão na conferência.

Nesta quinta-feira (7), a primeira pré-conferência foi no distrito de Mandacaru, onde foram sugeridas pela comunidade as implantações de uma área de lazer para o público idoso e de um local para caminhar. Além disso, foram propostas mudanças no horário de funcionamento na Unidade de Saúde da Família – (USF) do distrito, para melhor atender as necessidades do público local. Foi solicitado, também, atendimento especializado em psiquiatria e geriatria na unidade, além de cursos profissionalizantes, melhorias na segurança e a realização de palestras nas escolas sobre os direitos dos idosos.

“A gente sempre sonhou em ter espaço para falar do que precisamos em Mandacaru. Queremos ajudar a melhorar a saúde, a educação e a segurança daqui. Que bom que estamos tendo esta oportunidade. Vou representar minha comunidade com muita dedicação”, disse Maria José da Guia, 76 anos, escolhida como uma das representantes do grupo na pré-conferência.

O Secretário Executivo de Assistência Social e Juventude, Fernando Júnior, explicou a importância desses encontros que antecedem a conferência.

“Nosso objetivo é construir políticas públicas de acordo com a necessidade da população e isso varia de comunidade para comunidade. Ao ouvirmos as pessoas, temos como elaborar propostas para apresentar durante a conferência,” esclareceu.

A Conferência Municipal da Terceira Idade ocorre anualmente no município de Gravatá e cada edição tem o intuito de reunir as comunidades da cidade, junto a representantes do Poder Executivo, para discutirem e implantarem políticas públicas que visam o bem-estar da população da terceira idade, através de estudos de caso, discussões, palestras, avaliação e estabelecimento de metas.

O tema da conferência este ano será “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”. Ainda serão realizadas as pré-conferências em Uruçu Mirim no dia (14), Russinhas (21), Avencas (28) e no Auditório Professora Sandra Belarmino no prédio da Secretaria de Educação no dia 7 de março, para o grupo da zona urbana. Os eventos são abertos para todo o público que queira participar.

Representantes do Distrito de Mandacaru para a IV Conferência Municipal da Terceira Idade

Last modified: 8 de fevereiro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content