Secretaria de Assistência Social e Juventude promove palestra para celebrar o Dia do Assistente Social nesta quarta (15)

15 de maio de 2019

Foto: Bruna Oliveira/SECOM Gravatá

Nesta quarta-feira (15) de maio, data em que é comemorado o Dia do Assistente Social, a Secretaria de Assistência Social e Juventude de Gravatá promoveu uma palestra no Auditório da Secretaria de Educação para a categoria sob o tema “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano”.

Além de comemorar o dia dos profissionais, a palestra teve o objetivo de discutir a importância do assistente social frente ao combate contra o racismo, principalmente, contra as mulheres negras que se encontram em situações de vulnerabilidade social.

Durante o evento foi formada uma mesa de debates pelos assistentes sociais Jefferson Silva, Fabrícia Cavalcante e Tiago Gomes. Jefferson Silva falou sobre o tema abordado e sobre a relevância do encontro.

“Aqui debatemos sobre as políticas públicas na contemporaneidade, pois sabemos que quando estas políticas se ausentam, as pessoas mais pobres e vulneráveis são as primeiras a sentir o impacto. Hoje, sairá daqui multiplicadores do conhecimento que está sendo desenvolvido e vamos empoderar ainda mais estes servidores para que eles saibam da importância de ser um assistente social”.

A Secretária de Assitência Social e Juventude, Ana Lourdes, comentou sobre a importância do papel do assitente social para a comunidade.

“Os assistentes sociais têm um grande poder transformador, já que são eles quem abrem os olhos da população. Esse é o nosso dever. Estamos diariamente lutando contra a desigualdade e trabalhando de forma direta com o povo. Esse trabalho desperta o sentimento de realização em nós”.

O Diretor do SUAS, Alisson Prereira, também esteve presente na palestra e falou da importância de ter um dia reservado para comemorar a profissão do assistente social.

“Este é um dia que caracteriza a luta dessa categoria com as políticas públicas. Esse profissional é um mantenedor de direitos para a população, principalmente, para aqueles mais necessitados. Essa palestra serve para enaltecer esta data e nossa profissão”.

O dia 15 de maio foi escolhido como o Dia do Assistente Social por ter sido nesta data que foi regulamentado o Serviço Social, uma profissão inscrita na história do Brasil há 80 anos. A data sempre é comemorada em todo o Brasil através de palestras e discussões que promovem a visibilidade deste profissional na sociedade. O tema das palestras realizadas na data é selecionado no Encontro Nacional do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), um ano antes da comemoração.

Last modified: 16 de maio de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content