São João 2019: Prefeito se reúne com autoridades para planejar o sistema de segurança durante a programação

23 de maio de 2019

Fotos: Ricardo Labastier / SECOM Gravatá

O Prefeito Joaquim Neto recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (23), autoridades da segurança pública e representantes de órgãos municipais para planejar o sistema de segurança do São João 2019.

“Estamos fazendo o possível para manter o nível de segurança que temos registrado nos últimos eventos em nossa cidade. O visitante e morador que passar o São João em Gravatá, além de uma programação diversificada, vai desfrutar de uma estrutura completa, pronta para atender a todos,” garantiu o prefeito.

 

“Esse planejamento e a união da equipe têm sido fundamentais para o nosso trabalho. Temos conseguido realizar uma força tarefa eficaz e o resultado se reflete de forma positiva para a população que pode aproveitar as festas da cidade com mais tranquilidade e segurança,” disse o Subcomandante da 5ª CIPM de Gravatá, Major Guilherme.

A Promotora Fernanda Nóbrega elogiou a atitude do prefeito em reunir os envolvidos pela a realização do evento e destacou um dado que tem chamado a atenção do Ministério Público.

“Sempre após os eventos, nós, promotores, nos preparamos para um dia com bastante audiência de custódia, mas Gravatá tem sido a grande exceção. Na Semana Santa, por exemplo, não tivemos nenhuma audiência em Gravatá, devido à falta de ocorrências. O público que está vindo ao município realmente tem vindo para se divertir e curtir a festa com segurança,” informou.

Estiveram presentes na reunião, os representantes do Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícias Rodoviária, Federal, Civil e Militar, Compesa, Celpe, Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas e Rodagens – (DER), Detran, Centro de Dirigentes dos Lojistas de Gravatá – (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Gravatá – (ACIAG), SAMU, Hospital Municipal Doutor da Veiga Pessoa, Via Ambiental, Guarda Municipal e Secretarias municipais de Turismo, Comunicação, Infraestrutura, Meio Ambiente e Defesa Social.

Uma nova reunião será realizada no dia 6 de junho para acertar os últimos detalhes. A festa esse ano será nos dias 14, 15, 21, 22 e 23 de junho no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. O São João Comunitário inicia no dia 8 de junho.

Confira o que já ficou decidido na reunião desta quinta:

A Polícia Militar receberá reforço em viaturas e agentes para realizar cerca de 500 a 600 lançamentos durante os eventos;

A Polícia Civil receberá reforço e contará com uma unidade de Delegacia Móvel que será instalada no Pátio de Eventos;

A Policia Rodoviária Federal irá intensificar o trabalho de fiscalização na BR-232 e contará com o apoio de um helicóptero; 

A Guarda Municipal e o Detran ficarão responsáveis pela sinalização e orientação do trânsito, contribuindo com o fluxo do trânsito na cidade. O Prefeito aproveitou o momento para repassar algumas reclamações da população a respeito da atuação do Departamento de Trânsito no período da Semana Santa e fez um pedido especial aos órgãos para que as blitz sejam mais educativas e que a população respeite a legislação do trânsito e ajude na fluidez.

O Corpo de Bombeiros disponibilizará uma equipe extra, intensificando a fiscalização e orientações prévias.

O Conselho Tutelar, em parceria com o Ministério Público e a Secretaria de Assistência Social, irá intensificar as campanhas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil e venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos; 

A Secretaria de Saúde também dará todo o suporte para a população no atendimento emergencial com o SAMU e o Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa.

Materiais informativos sobre queimaduras no período junino serão distribuídos, além da presença constante de equipes realizando testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis nos bairros de Gravatá, durante o São João Comunitário, além de uma tenda fixa instalada no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar para esse fim;

Nos polos serão proibidas as entradas de bebidas alcoólicas em garrafas de vidro, bem como a comercialização. Equipes estarão presentes para realizar a substituição por embalagens plásticas;

Agentes de limpeza urbana também estarão com escala de plantão para a coleta de lixo e varrição de ruas.

Last modified: 23 de maio de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content