Saiba como irá funcionar a Clínica da Mulher de Gravatá

29 de abril de 2021

As gravataenses vão contar com o espaço a partir da próxima quarta-feira (05) 

As mulheres terão atendimento especializado em diversas áreas da medicina na Clínica da Mulher, que será entregue às gravataenses na próxima terça-feira (04).

A Clínica da Mulher é uma iniciativa da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo ao criar o equipamento foi garantir que as mulheres sejam atendidas em todas as suas complexidades. 

Os especialistas que vão atender na clínica são: médico obstetra, para a gestação de alto risco, enfermeiro obstetra, médico ginecologista, nutricionista, mastologista, o exame de colposcopia será ativado no nosso município, além disso teremos assistente social, técnico de enfermagem.

Antes, existia um atendimento que era compartilhado de algumas dessas especialidades no Posto 1 e a partir de então, a prefeitura coloca à disposição um serviço para as mulheres de fato.

O coordenador de Atenção Primária em Saúde de Gravatá, Jairo Teixeira, fala o que motivou a gestão municipal criar um serviço voltado para o público feminino da cidade. 

“Quando Iniciamos a gestão, dos pontos que consideramos mais críticos foi ausência de fluxo em relação aos atendimentos voltados para a mulher no município. Uma vez que a gente diagnosticou essa deficiência, então o que fazer para dar maior resolutividade, uma melhor assistência às mulheres. A proposta inicial foi reorientar os fluxos, ativar os serviços que não estavam ativos, em seguida criar uma clínica, onde tem um atendimento especializado, de alta qualidade, com profissionais renomados para que a gente possa dar resolutividade àquelas demandas que a gente não conseguiria resolver no posto. Então, nós encaminhamos essa mulher para que essa unidade não só atenda algumas demandas, mas também sirva como um ponto Matricial de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município”.

Jairo Teixeira explica como o equipamento irá funcionar. “Você, enquanto mulher, procure sua unidade de saúde, fale com o médico, com o enfermeiro, faça seu agendamento com o agente comunitário de saúde e se você se enquadra nos critérios de atendimento, você será direcionada para a Clínica da Mulher. Não atenderemos demanda espontânea. Todos os atendimentos serão mediante encaminhamento da unidade de Saúde mais próxima de você. Portanto, procure seu postinho para o enfermeiro fazer uma triagem e saber se você está dentro dos critérios de atendimento. Caso sim, estaremos de portas abertas para um atendimento especializado de alta qualidade.”

A Clínica da Mulher de Gravatá está localizada na Rua Duque de Caxias, 38, Centro. O funcionamento será de segunda a sexta, exceto feriados, das 7h às 16h.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

 

Last modified: 29 de abril de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content