Renovação de matrículas tem início nesta segunda (16), na rede municipal de ensino

16 de dezembro de 2019

Fotos: Ricardo Labastier / SECOM Gravatá

Teve início nesta segunda-feira (16) o cronograma de renovação de matrícula para os alunos veteranos da rede municipal de ensino para o ano de 2020. Neste ano, para as escolas da zona urbana, tanto as renovações, quanto as matrículas dos alunos novatos, serão realizadas na sede da própria Secretaria de Educação. A medida visa aproximar a família da gestão municipal e atualizar os dados dos estudantes em um sistema eletrônico, que está sendo implantado na rede.

“Fazer com que as renovações e matrículas sejam feitas aqui, na secretaria, em vez de ser feita na própria escola, é uma forma de poder ouvir de perto o que as famílias dos estudantes têm a dizer sobre o ensino da rede municipal, para que possamos melhorar cada vez mais o serviço que prestado à sociedade. Assim, pretendemos ouvir sugestões, críticas, elogios e deixarmos claro para cada responsável dos alunos que nós estamos sempre à disposição para recebê-los em nossa secretaria. A implantação do sistema eletrônico de dados também vem pra organizar melhor o nosso trabalho e dar maior precisão em dados, como o quantitativo de alunos em cada escola, a faixa etária dos estudantes por etapa de ensino e, até mesmo, quem utiliza o transporte escolar. Isso nos ajudará a planejar com mais eficiência o próximo ano letivo. Em breve, vamos divulgar mais informações sobre esse sistema”, explicou a Secretária de Educação, Iris Dias.

O processo de renovação das matrículas segue até o dia 27 de dezembro. Para que todas as famílias e estudantes da zona urbana sejam atendidos nesse período, a secretaria organizou um cronograma com dias definidos para cada instituição escolar. Neste primeiro dia de renovação, o Prefeito Joaquim Neto fez questão de recepcionar as primeiras famílias e fez um convite para que todos compareçam o mais rápido possível e estejam atentos aos prazos. O prefeito também fez o anúncio de algumas novidades.

“Estamos preparando o ano letivo de 2020 com muitas surpresas boas. O maior benefício em se fazer essas matrículas aqui na Secretaria de Educação é podermos mostrar aos pais o que será ofertado aos estudantes no próximo ano também, como o material didático, com livros novos, mochila, caderno, lápis, giz de cera, tinta, borracha, além dos novos fardamentos com blusa, short e sapatos. Outra novidade é que adquirimos novas carteiras e birôs para o próximo ano. Estamos fazendo tudo com muito esforço e carinho com o intuito de que essa nova geração tenha acesso a uma aprendizagem de qualidade. É importante que os responsáveis façam sua parte, realizando as matrículas nas datas específicas e acompanhando o ano letivo dos seus filhos nas escolas”, pontuou o prefeito.

As novidades foram aprovadas por Maria Ferreira, mãe de Guilherme, 7 anos, que estuda na Escola Paulo Bezerra. O garoto é autista e também recebe acompanhamento no Centro de Inclusão Gravatá (CIG).

“Estou muito satisfeita com a qualidade do ensino. Meu filho tem uma cuidadora que fica com ele na escola e o auxilia, tratando-o muito bem todos os dias. Isso não tem preço. Ele, agora, gosta de ir para a escola, pede pra ir todos os dias e eu me surpreendi com o desenvolvimento rápido que está tendo. Guilherme já está começando a escrever as primeiras palavras. Chego a ficar emocionada e faço questão de agradecer e acompanhar tudo de perto”, registrou.

O período para as matrículas dos alunos novatos será de 7 a 17 de janeiro. Para as escolas da zona rural as matrículas serão realizadas nas próprias instituições. Para os alunos que estudam na cidade, os responsáveis devem se dirigir à Secretaria de Educação, que fica localizada na rua Agamenon Magalhães, 150, Centro. O horário para os atendimentos, durante este período, será de 7h às 17h, de segunda a sexta.

Confira o cronograma de renovação de matrículas para cada escola municipal da zona urbana:

16 a 17/12- Escolas Municipais da Serra/ Paulo Bezerra/ Jesus Pequenino.

18 a 19/12- Escolas Monsenhor José Elias de Almeida (CAIC)/ Adalgisa Gonçalves Soares da Silva/ Irmã Judith Ferreira Leite.

20 a 23/12- Escolas Amenayde Farias do Rego Barros/ Maria Alice da Veiga Pessoa/ Centro de Formação do Menor Carmem de Oliveira e Silva (ODIP).

26 e 27/12- Escolas Edgar Nunes Batista/ Capitão José Primo de Oliveira.

Last modified: 6 de janeiro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content