Prova do Saeb 2019: Equipe de aplicadores participaram de treinamento neste sábado (19)

21 de outubro de 2019

Foto: Divulgação/ SECOM Gravatá

A Secretaria de Educação promoveu neste sábado (19) o treinamento para os aplicadores da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica – (Saeb) 2019, que acontecerá entre os dias 29 de outubro a 1º de novembro. No encontro, que aconteceu no auditório da própria secretaria, a equipe recebeu instruções técnicas sobre a estrutura da prova, bem como sobre os procedimentos de aplicação e de segurança, para garantir a integridade das avaliações.

Com o objetivo de avaliar o sistema de ensino público em todo o país, a prova do Saeb é aplicada a cada dois anos em escolas da rede municipal e da rede estadual, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza em diferentes etapas de ensino. A avaliação é coordenada pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – (INEP) e os resultados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – (IDEB) dos municípios e estados.

Na rede municipal de ensino, serão avaliados alunos do 2º, 5º e do 9º Ano do Ensino Fundamental. Simone Lira, Coordenadora de aplicação do Saeb 2019 no polo Gravatá, explica a importância de que os alunos participem das avaliações.

“É de suma importância que a criança e o adolescente participem da prova do Saeb. A partir desta avaliação, pode-se medir a qualidade do ensino, para que a partir daí, o governo possa traçar novas medidas para melhorar os resultados. É preciso que toda a equipe das escolas, bem como os aplicadores, estejam todos engajados nessa missão, para que todo o processo seja realizado da melhor forma possível e dentro das regras”, explicou.

A equipe de aplicadores do polo de Gravatá, que é coordenada pela Secretaria de Educação, é responsável pela aplicação das provas no município e, também, em Chã Grande e em Bezerros, tanto na rede municipal, quanto na estadual.

Para saber mais sobre o Saeb, acesse: http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/saeb

Last modified: 21 de outubro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content