Programação do Novembro Azul encerra com mais de 3 mil atendimentos aos homens gravataenses

30 de novembro de 2019

Fotos: SECOM Gravatá

Na Praça Rodolfo de Morais, na noite desta sexta-feira (29), ao som da voz e violão de Maurício Menezes, foi realizado o encerramento da programação do Novembro Azul, campanha de combate ao câncer de próstata e promoção de atendimentos em saúde ao público masculino. O mutirão, organizado pela Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Saúde, gerou mais de 3 mil atendimentos, promovendo saúde, beleza e lazer para os homens gravataenses.

“Com a correria do dia a dia, deixamos sempre pra depois o mais importante, que é cuidar da nossa saúde. Achei fantástica essa atitude da gestão municipal, de oferecer os serviços durante a noite. Isso, sem dúvidas, facilita bastante a vida de muita gente”, disse o locutor Nilson Lopes, que aproveitou os atendimentos desta sexta.

Entre os serviços oferecidos aos homens durante toda a campanha do Novembro Azul, tanto na culminância, quanto durante o mês, nas Unidades Básicas de Saúde – UBS’s do município, estão as consultas médicas e odontológicas, aferição de pressão, testes de glicose, HIV, Sífilis e Hepatite, marcação de exames e consultas com especialistas, além dos serviços de corte de cabelo, manicure, limpeza de pele e sorteio de prêmios, por exemplo.

O aposentado Valfrido Ramos, 70 anos, declarou que não tem o hábito de checar regularmente seu estado de saúde e que o mutirão serviu como um alerta para ele se cuidar mais.

“Nunca tinha, sequer, ido a um urologista e, na minha idade, isso é bem perigoso. Aproveitei pra fazer testes rápidos, agendar consultas e exames. Agora, quero saber se está tudo certo comigo. Não dá pra procurar um médico só quando se está doente”, alertou.

O Prefeito Joaquim Neto, que marcou presença na ação, falou sobre os projetos que, ao longo da gestão, têm propiciado maior incentivo ao acesso dos serviços da saúde pública aos homens no âmbito municipal.

“Esse evento mostra o quão importante é tornar mais acessíveis os atendimentos públicos de saúde ao público masculino. Mensalmente, todas as unidades de saúde de Gravatá realizam plantões noturnos, através do projeto “Noite do Homem”, realizado pelo programa “Sou Azul”, administrado pela Secretaria de Saúde, para que os homens possam se cuidar, sem precisar faltar a um dia de trabalho e não tenham mais desculpas pra não se cuidar. Portanto, não é só em novembro que há essa atenção, já que durante o ano inteiro estamos promovendo ações desse tipo”, explicou.

Os protagonistas da noite foram os homens, mas as mulheres não ficaram de fora do evento. Durante os atendimentos, a Secretaria da Mulher aproveitou o momento para realizar a distribuição de panfletos entre o público presente, para informar e alertar sobre os problemas da violência doméstica também.

Last modified: 30 de novembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content