Programa #SouAzul retomou atividades em agosto

2 de setembro de 2020

Imagem: SECOM Gravatá

A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Saúde, deu retorno ao Programa “#SouAzul: Juntos pela conscientização da saúde do homem” no mês do agosto. A ação, que visa ofertar serviços de saúde e orientação voltados para o público masculino, estava suspensa, devido à pandemia de Covid-19. O retorno se dá seguindo todos os protocolos de segurança determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como medida de prevenção ao novo coronavírus.

O #SouAzul é realizado no turno da noite em todas as Unidades de Saúde da Família (USF). Este horário foi definido porque a maioria dos homens trabalha durante o dia e não possuem disponibilidade para procurar os serviços nos horários convencionais. O projeto atende homens entre 20 e 59 anos de idade, que, segundo dados colhidos pela Secretaria de Saúde, são aqueles que menos costumam realizar consultas médicas.

A iniciativa conta com diversos atendimentos, como consultas com dentistas, clínicos gerais e nutricionistas, aferição de pressão, testes rápidos e HGT, orientações com nutricionistas, atividades com educadores físicos e fisioterapeutas, palestras, agendamentos para consultas com urologista, orientações sobre DSTs e distribuição de preservativos.

O programa está na ativa desde 2018 e tem suas atividades intensificadas no mês de novembro devido à campanha Novembro Azul, que busca alertar os homens sobre o câncer de próstata. O projeto #SouAzul chegou às finais do Concurso Nacional de Inovação em Saúde, no ano de 2019 (Prêmio APS Forte para o SUS).

Confira a programação da Noite do Homem:

Last modified: 2 de setembro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content