Programa Maria da Penha Vai à Escola 2019: Abertura do projeto aconteceu nesta terça (09)

9 de agosto de 2019

Fotos: Ricardo Labastier / SECOM Gravatá

Nesta sexta-feira (09), foi realizada a abertura oficial da edição 2019 do Programa Maria da Penha vai à Escola. A cerimônia, que aconteceu no Auditório Professora Sandra Belarmino, na Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença de coordenadores pedagógicos e gestores escolares da rede municipal de ensino.

“Há 13 anos, surgiu uma lei conhecida como Maria da Penha e que revolucionou a forma de como o Brasil atuava nos casos de violência doméstica. Nosso intuito com este projeto é a conscientização, contribuindo para que nossos estudantes tornem-se cidadãos conscientes e que respeitam os valores éticos, não violando o direito de ninguém,” explicou a Secretária da Mulher, Taciana Medeiros.

O tema, que será trabalhado durante o mês de agosto nas escolas municipais, através de palestras e formulação de projetos pedagógicos e culturais entre professores e alunos, tornou-se tema transversal obrigatório da grade curricular da rede, por meio da Lei Nº 3774/2018, de autoria do Prefeito Joaquim Neto.

“Essa geração tem que aprender desde cedo o que é certo e o que é errado. É necessário aprender sobre o respeito e a igualdade. Esse programa é de suma importância, porque chega até nossas crianças e adolescentes de forma lúdica, ensinando sobre os tipos de violência contra a mulher e sobre o que é a Lei Maria da Penha,” pontuou o prefeito.

A Delegada da 10ª Depol da Mulher, Danúbia Andrade, que esteve  presente na abertura, apresentou os números preocupantes de agressões que ainda existem contra mulheres na região e elogiou a atitude da gestão em promover atividades que promovam a discussão no âmbito educacional.

“Ver ações como essa, de levar a temática da violência doméstica às escolas pra educar e prevenir o problema, me enche de alegria, porque estamos chegando até as crianças desde cedo. Não estamos esperando elas crescerem pra poderem de conscientizar. Isso é muito importante,” enfatizou.

Na ocasião, foram distribuídas cartilhas contendo os objetivos do programa e com dicas para a abordagem do assunto nas salas de aula. No dia 17 de setembro, será realizada a entrega de certificados para todas as escolas participantes do programa, durante as culminâncias dos projetos desenvolvidos ao longo do mês.

Além do prefeito e da Secretária da Mulher, também marcaram presença na solenidade as Secretárias de Educação, Iris Dias, de Imprensa, Fernanda Pérez, Secretária Executiva da Mulher, Marta Camilo, o Presidente da Câmara Municipal de Gravatá, Léo do Ar, o Vereador, Nego Suíno, o Ten. da Polícia Militar, Everaldo Walter e o Secretário Executivo de Planejamento, Wilson Barros.

Last modified: 9 de agosto de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content