Programa Criança Feliz atua junto às famílias para fortalecimento de vínculos em Gravatá

9 de março de 2021

Equipe da Secretaria de Assistência Social e Juventude atua junto às famílias
para contribuir com o desenvolvimento das crianças

A Prefeitura de Gravatá por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude realiza o Programa Criança Feliz, que atua diretamente junto às famílias na busca pelo desenvolvimento de crianças de zero a três anos e de crianças cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada) de zero a seis anos e gestantes a partir do primeiro mês.

A equipe que atua em Gravatá conta com 27 visitadores, duas supervisões, entre elas, um psicólogo e uma pedagoga, e o Programa Criança Feliz é coordenado por Josinaldo Leão.

Amanda Ribeiro, estagiária do curso de psicologia é uma das visitadoras do programa e explica como as visitas são realizadas. “Nosso papel é reforçar o vínculo da mãe com a criança, com o bebê e a família. Muitas vezes também o pai também não tem esse olhar para a família. De forma lúdica, nós realizamos um acompanhamento das famílias que nos recebem, e conversamos com todos os membros da família, e atuamos no desenvolvimento integral da criança, com o apoio técnico dos supervisores. Quando há necessidade, a gente também encaminha para os serviços do CRAS e demais secretarias”, disse a visitadora que destaca a importância da busca ativa para cadastrar novas famílias no programa. “Abordamos os vizinhos, as famílias e explicamos todos o processo do programa, e as famílias de imediato aderem. No segundo momento, iniciamos as visitas e o cuidado passa a ser realizado”.

As visitas acontecem uma vez por semana para o público típico, e as crianças atípicas, as visitas são a cada 15 dias. Para gestantes, as visitas são mensais.

O coordenador do Programa Criança Feliz, Josinaldo Leão destaca a importância dos atendimentos ao público-alvo. “O nosso objetivo é fortalecer o vínculo das famílias. Estamos retomando o programa e preparamos a nossa equipe com formação, testagem para a covid-19 e todos estão preparados para realizar as visitas e de fato, fazer o programa acontecer. Essa gestão do padre Joselito tem esse compromisso com as pessoas e fazendo os direitos das crianças possam acontecer”, destaca.

Viviane Facundes, secretária de Assistência Social e Juventude reforça o serviço e o comprometimento com o programa que busca fortalecer as relações familiares. “Eu acompanhei todo o processo seletivo e afirmo que a equipe está preparada para fazer o programa funcionar. Preocupada com a saúde de todos, pedimos que fossem realizados os testes da Covid-19. Quero motivar as mães e famílias para entender o quanto é importante para o fortalecimento dos vínculos familiares. A gestão do padre Joselito está empenhada para trabalhar por todos. O nosso compromisso é com as pessoas”, enfatiza.

Fotos: Marcone Barros (SECOM)

Last modified: 9 de março de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content