Professores da rede municipal participam de formação sobre as provas do SAEPE e do SAEB

26 de abril de 2019

Foto: SECOM Gravatá

Na manhã desta sexta-feira (26), professores das escolas municipais participaram de uma formação no auditório da Secretaria de Educação sobre as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco (SAEPE). O objetivo do encontro foi capacitar os educadores para prepararem os estudantes que enfrentarão as avaliações no segundo semestre de 2019.

Cerca de 25 professores do 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental participaram da formação nesta manhã. O encontro foi organizado pelas Coordenadoras Pedagógicas, Adriana Cabral, professora de Língua Portuguesa e Zeneide Cavalcante, professora de Matemática, ambas da rede municipal de ensino de Gravatá. Na ocasião, foram analisados os dados referentes aos resultados das provas no município em anos anteriores e foram apresentadas as mudanças na estrutura das provas com relação a 2019.

Adriana Cabral explicou a relevância destas oficinas com os professores que estão em sala de aula e como eles serão auxiliados no processo de preparação dos estudantes para as avaliações.

“A troca de experiências é o forte desta reunião. Além disso, é necessário que os professores estejam por dentro das alterações das provas neste ano. A partir desta formação, os professores irão aprimorar as suas práticas pedagógicas para que os estudantes alcancem as expectativas de aprendizagem esperadas”.

Segundo Zeneide Cavalcante, é de extrema importância que os professores revejam as avaliações anteriores e verifiquem as matrizes de referência responsáveis pela estruturação das provas. Ela também reforçou que a Secretaria de Educação está empenhada em dar o suporte necessário aos educadores em suas práticas de ensino.

“Em formações como esta, os professores tomam conhecimento sobre o que é avaliado nessas provas, como é avaliado e como é a estrutura dessas avaliações. A partir disso, o conhecimento do professor é ampliado, para que ele esteja consciente das ações que ele deverá traçar em sala de aula ao longo do ano, para que o estudante atinja os níveis de conhecimento apontados pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Educação de Pernambuco”, completou.

No período da tarde desta sexta, haverá mais uma reunião com outro grupo de professores, para que todos estejam por dentro das mudanças e da estrutura das provas para o ano de 2019.

Saiba mais:

O SAEB e o SAEPE são sistemas de avaliação que, através de provas de larga escala, têm o objetivo de avaliar os níveis da Educação Básica em todo o Brasil e em todo o estado de Pernambuco, respectivamente. Até o ano de 2018, alunos do 2º, 3º, 5º e 9º Ano do Ensino Fundamental e 3º do Ensino Médio participavam das provas que abordavam apenas questões de Língua Portuguesa e Matemática.

Quais as mudanças para 2019?

A Avaliação Nacional de Alfabetização – (ANA) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil, pertencentes ao SAEB, deixarão de existir com essa nomenclatura. A partir de 2019, todas as avaliações externas serão identificadas como SAEB. O que vai marcar as diferenças será a indicação da etapa e das áreas do conhecimento avaliadas.

Outra novidade é que o SAEB passa a incluir também a Educação Infantil, além do Ensino Fundamental e Médio, que já eram avaliados. As aplicações acontecem para turmas de creche, pré-escola, 2º ano, 5º ano, 9º Ano e 3ª Série do Ensino Médio. O 3º Ano do Fundamental, que era coberto pela ANA deixa de ser avaliado. Essa mudança acontece por causa da Base Nacional Comum Curricular – (BNCC), que estabelece o fim do ciclo de alfabetização no 2º Ano e não mais no 3º.

A ANA e a Prova Brasil, aplicadas no Ensino Fundamental e Médio, exploravam Língua Portuguesa e Matemática. Já na próxima edição, o 9º Ano deverá também contemplar as áreas de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas no escopo do teste.

Last modified: 27 de abril de 2019

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